Economia

ANACOM diz que CTT divulga “informação enganosa”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-02-2019
 

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) acusou hoje os CTT de divulgarem “informação enganosa” quanto à evolução do número de reclamações apresentadas pelos consumidores em 2018.

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Em comunicado, o regulador garantiu que “solicitou esclarecimentos aos CTT sobre a informação que suportou o seu comunicado, tendo os elementos recebidos no dia 18 de fevereiro permitido confirmar que os CTT divulgaram informação enganosa”.

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Em causa está uma nota de imprensa, divulgada pela empresa, no dia 13 de fevereiro, que dava conta de que “as reclamações totais de serviços postais recebidas pelos CTT caíram 7% em 2018 face a 2017”, quando a Anacom, no mesmo dia, tinha revelado que “as reclamações sobre o setor postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018”.

Quanto aos CTT, no livro de reclamações, o número “aumentou 35,8% face a 2017 (passando de 14,6 mil reclamações para 19,9 mil reclamações)”, garantiu a Anacom.

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Estes dados, salienta o regulador, “não incluem os pedidos de informação classificados como tal pelos utilizadores no livro de reclamações eletrónico” e são baseados não só nas reclamações apresentadas através deste instrumento, mas também nas que foram enviadas diretamente à Anacom.

O organismo adianta que, na nota dos CTT “induzia-se a conclusão de que tal redução respeitaria apenas a reclamações, quando, na verdade, correspondia à soma das reclamações e dos pedidos de informação relativos a serviços postais recebidos pelo Grupo CTT”.

“Estas duas categorias, que no seu conjunto terão tido uma redução de 7% em 2018 face a 2017, não podem nem devem ser confundidas, já que têm uma natureza clara e completamente distinta entre si. Consideradas separadamente, como não pode deixar de ser, observa-se que o grupo CTT registou no seu sistema interno um aumento de 9% das reclamações recebidas (e uma redução de 40% dos pedidos de informação recebidos)”, garante a Anacom.

A Anacom recordou ainda “quanto à informação que os CTT referiram no seu comunicado de 13 de fevereiro que iriam enviar à Anacom sobre as reclamações e pedidos de informação recebidas no ano 2018 relativas ao serviço postal universal, rececionada nesta Autoridade no próprio dia 13 de fevereiro, constata-se que o número de reclamações recebidas, quer no livro de reclamações quer por outros canais, e já classificadas pelos CTT como reclamações, aumentou 2,4% em 2018 face a 2017”, garantiu a entidade.

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