Ana Moura confirmada no cartaz da Expofacic

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-03-2018

Como habitualmente, a Expofacic de 2018 terá uma noite inteiramente dedicada ao fado, confirmando-se o regresso de uma voz que tem sido sinónimo de casa cheia no evento.

PUBLICIDADE

ana moura

Foi assim em 2016 e é isso que se perspetiva mais uma vez este ano quando Ana Moura subir ao palco principal do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus no dia 1 de agosto, quarta-feira.

PUBLICIDADE

A fadista que vai ser uma das convidadas especiais do Festival da Eurovisão da Canção volta a Cantanhede com um espetáculo recheado dos grandes êxitos incluídos no seu recente “Best Off”, edição discográfica que os especialistas consideram a síntese perfeita da fulgurante carreira que tem protagonizado a nível nacional e internacional.

Foi com “Desfado” que Ana Moura ganhou destaque na imprensa de vários países e o Sunday Times elegeu-o como o melhor álbum de 2013 na categoria World Music, mas o início do reconhecimento mundial é anterior a isso, ele remonta a 2007, quando Mick Jagger a chamou ao palco para partilhar o tema “No Expectations” no concerto dos Rolling Stones em Portugal. Em 2016, depois do apoio manifestado a Ana Moura em várias ocasiões, Jagger assistiu ao seu concerto no Cadogan Hall, em Londres, e o jornal britânico Daily Mail considerou-a uma das “protegidas musicais” do cantor, que, tal como Prince se confessou rendido aos dotes vocais da fadista que tem um dos mais notáveis palmarés de vendas de discos e de conquista prémios.

PUBLICIDADE

publicidade

Na biografia publicada no site do Museu do Fado pode ler-se que “não há outra voz no fado como a de Ana Moura. Uma voz que se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar elegantemente com a música pop, alargando de uma forma muito pessoal o raio de acção da canção de Lisboa. Mas aquilo que a distingue é não apenas um timbre grave e sensual como há poucos – Ana Moura transforma instantaneamente em fado qualquer melodia a que encoste a sua voz”. É um rastilho imediato, uma explosão emocional disparada sem contemplações ao coração de quem a ouve”.

Também imperdível na noite de 1 de agosto na Expofacic é o espetáculo de Eduardo Madeira e Manuel Marques, que sobem ao palco principal antes do concerto de Ana Moura para uma atuação que se antevê hilariante. Os dois conhecidos humoristas prometem uma noite recheada de grandes momentos de “stand up comedy” em que vão mostrar toda a gama de recursos com que têm conquistado o público em alguns dos mais populares programas de comédia na televisão.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE