Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ana Abrunhosa destaca mérito das Empresas Gazela da Região Centro

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-05-2019

Leiria acolheu a edição de 2019 da Gala das empresas Gazela promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

Na sua intervenção na Gala, que decorreu na terça-feira no Mercado de Santana, a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, realçou o facto de 27 das 95 empresas Gazela de 2018 repetirem a distinção.

PUBLICIDADE

publicidade

Quatro destas empresas já acumulam esta distinção há três anos consecutivos e há uma empresa que é a repetente mor: quatro anos consecutivos. Isto é algo de extraordinário.”, salientou Ana Abrunhosa.

 

O número de “empresas gazela” identificadas na região Centro aumentou 16%, passando de 82 unidades em 2017 para 95 em 2018.

PUBLICIDADE

Trata-se de empresas jovens “que num curto período de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios”, explica a CCDRC .

“Compreender o dinamismo e o sucesso destas empresas é uma prioridade para a região Centro e um importante indicador para as políticas públicas”, afirma a presidente Ana Abrunhosa, defendendo que importa multiplicar estes exemplos “numa região em que parte da sua riqueza reside na diversidade”.

“No setor empresarial regional, a diversidade é notória quer em termos de atividades económicas, das mais tradicionais às mais inovadoras, quer na dimensão das suas empresas”, acrescenta Ana Abrunhosa.

Criadas na sua maioria (55%) entre 2013 e 2014, estas empresas “são responsáveis por estimular a economia e contribuem decisivamente para a coesão e a competitividade da região”.

As Empresas Gazela são reconhecidas pelo seu “elevado potencial para gerar novos postos de trabalho”, tendo em três anos triplicado o número de trabalhadores, que passou de 967 em 2014 para 3.063 em 2017, segundo um estudo que a CCDRC promoveu pelo sétimo ano consecutivo.

O volume de negócios cresceu de forma significativa (388%) entre 2014 e 2017, comprovando que mesmo em anos de maiores constrangimentos estas empresas conseguem continuar a expandir as suas atividades, pois faturaram 66 milhões de euros em 2014 e 324 milhões de euros em 2017.

O total de exportações destas empresas somava cerca de 83 milhões de euros, em 2017, o que representava, em termos médios, 26% do volume de negócios.

Um quarto destas empresas labora na área das indústrias transformadoras e, em conjunto com as atividades da construção (19%) e do comércio (17%), representa 61% das “empresas gazela” no Centro.

“Em termos de distribuição geográfica, estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 41 municípios”, de acordo com o estudo.

Os concelhos de Coimbra e Leiria lideram com oito “empresas Gazela” cada, seguidos dos municípios de Aveiro (sete), Torres Vedras (cinco) e Viseu (cinco).

Há sete municípios com três cada um: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Estarreja, Ílhavo e Mangualde.

No final de 2018, 61% das empresas Gazela que se candidataram aos sistemas de incentivos do Portugal 2020 estavam já a ser apoiadas, num total de 32 projetos, 27 dos quais do Centro 2020, que representam 17 milhões de euros de investimento e oito milhões de euros de incentivo.

Veja o vídeo Direto NDC:

O ministro adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, participou nesta 5ª Gala Empresas Gazela, tendo  destacado a capacidade empreendedora do Centro de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com