Coimbra

Amigos do Património descobriram Alcabideque

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-04-2015

Os participantes das II Jornadas de Valorização do Património participam à descoberta, no passado fim de semana, do património cultural material e imaterial e natural de Alcabideque.

PUBLICIDADE

[flagallery gid=160 name=Gallery]

A iniciativa foi promovida pela Associação Ecomuseu, União de Freguesias de Condeixa e pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, com a realização de um conjunto de iniciativas de caráter cultural.

PUBLICIDADE

As Jornadas arrancaram no sábado ao fim da tarde, na antiga taberna do Largo da Ponte de Alcabideque – Casa Galvão, com a inauguração da exposição “Alcabideque: água e persistência do homem – Apontamento Museológico de Desenho e Fotografia (1887-2010)”, no Centro Cultural e Recreativo de Alcabideque. À noite, após a saudação do Grupo Coral da Igreja de Condeixa-a-Velha, teve lugar o encontro sobre “A riqueza histórica e patrimonial do antigo Campo de Exercício de Tiro Real de Artilharia de Alcabideque”, coordenado pelo coronel Alberto Cerca da Silva, com intervenção de outros militares e alguns civis.

No dia seguinte, domingo, os participantes partiram numa caminhada, que começou no Largo da Fonte da Nascente e inclui um périplo de descoberta da Capela de Santa Maria Madalena, do Centro Cultural e Recreativo, onde foi feita a evocação do Dia do Associativismo, Algar, Campo de Tiro, Capela do Bom Velho, Terras Velhas, Moinho do Rei e de Inês de Castro, Ponte de Arcos e Alinhas, troço do aqueduto romano de Atadoínha, torre romana, roda de água e moinho.

PUBLICIDADE

publicidade

A tarde foi repartida entre a Casa Calvão e o auditório do Largo da Fonte, onde se assistiu ao encerramento das jornadas e à actuação da Fanfarra dos Bombeiros de Condeixa.

Antes, teve ainda lugar um momento musical, com bandolim, sanfona e violino e o lançamento das actas das I Jornadas, realizadas no ano passado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE