Coimbra

Ambientalistas de Coimbra apelam à declaração do Estado de Emergência Climática (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-11-2021

As organizações ambientalistas ClimAção Centro, MilVoz, Greve Climática Estudantil e Clube da Natureza e Património de Assafarge concentraram-se hoje em Coimbra para expressarem a sua preocupação com os resultados da Cimeira do Clima, que decorre em Glasgow. Entregaram também uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal com propostas de políticas de descarbonização. 

PUBLICIDADE

“Não há planeta B” lia-se nas camisolas envergadas pelos manifestantes. “Queremos expressar a nossa preocupação relativamente aos resultados alcançados, até à presente data, na Cimeira do Clima, COP26”, referiram as organizações.

“Entendemos que reside no poder local uma boa parte da solução para a descarbonização e proteção da biodiversidade”, pode ler-se numa carta aberta, assinada pelas cinco associações, que foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra à porta dos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

Os ambientalistas apresentaram ao autarca propostas que  “urgem ser implementadas no nosso município e na região de Coimbra em geral”. Entre estas destaque para a “declaração do Estado de Emergência Climática, como sinal de compromisso inequívoco do Município com a causa climática, rever, sem demora, o Programa Municipal para as Alterações Climáticas, reduzir a pegada carbónica da mobilidade”, entre outros.

“Ignorar ou protelar o combate às alterações climáticas é fugir à responsabilidade perante as gerações vindouras e será sempre mais caro”, avisam as associações na carta que José Manuel Silva recebeu em mãos.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Veja aqui o direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE