Coimbra

Câmara de Condeixa limpa linha de água do Caldeirão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-09-2015

A Câmara Municipal de Condeixa iniciou esta semana a limpeza das margens e leito de um dos braços da Ribeira de Bruscos, linha de água vulgarmente designada por Caldeirão.

PUBLICIDADE

caldeirão

A operação decorre ao longo de uma extensão de 525 metros e incide na remoção da parte aérea da densa vegetação existente, situação que poderia impedir a natural passagem da água bem como o aparecimento de pragas.

PUBLICIDADE

publicidade

No interior de aglomerados urbanos, cabe à autarquia a conservação de linhas de água em boas condições de escoamento e salubridade, sendo que a última intervenção de limpeza efetuada naquela linha de água foi em agosto de 2013.

Refira-se que estes trabalhos obedecem a especificações de execução que devem ser asseguradas com vista à manutenção do equilíbrio ecológico destes ecossistemas. Por esse motivo, devem ocorrer apenas quando necessário, com periodicidade entre 2 a 3 anos, para permitir intervenções mais ligeiras, e preferencialmente antes do período das chuvas.

PUBLICIDADE

As linhas de água limpas e em equilíbrio são um fator de valorização do território e garantia das condições de segurança e qualidade de vida das populações. A sua manutenção é, no entanto, um dever de todos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE