Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Alvoco das Várzeas tem Praia Acessivel com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-07-2018

 

PUBLICIDADE

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas ostenta, desde este domingo, 1 de julho, os galardões “Bandeira Azul”, “Praia Acessível, Praia para todos” e “Praia Qualidade de Ouro”. “Galardões que nos orgulham e distinguem a freguesia de Alvoco das Várzeas e o concelho de Oliveira do Hospital” como assinalou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, durante a cerimónia em que foram hasteadas as respetivas bandeiras. Para o autarca, este é “o resultado do trabalho que iniciámos há cinco anos”, que culmina, neste ano, com a atribuição da “primeira Praia Qualidade de Ouro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na cerimónia que marcou também o arranque da época balnear nesta praia fluvial, Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas sublinhou que a distinção resulta de quatro anos de muito trabalho, com o apoio da Câmara Municipal para cumprir todos os critérios, que “eleva a freguesia, o nosso concelho e a região e nos diz que temos condições excecionais para desenvolvermos o turismo sustentável na nossa região”, notando o “privilégio com que a natureza nos brindou neste espaço que é reconhecido pelos nossos visitantes” como um local de excelência.

Palavras partilhadas por Clotilde Mendes, da Assembleia de Freguesia, realçando as condições da praia e envolvente “que permitem o mais elevado reconhecimento, ano após ano, por parte das entidades competentes e que é algo que deve orgulhar todos os alvocenses e o concelho de Oliveira do Hospital”.

PUBLICIDADE

Em representação da Agência Portuguesa do Ambiente, Carlos Oliveira não deixou de se referir à importância destes galardões que obedecem a um conjunto de exigentes critérios, desejando que os mesmos sejam, sucessivamente, renovados naquela praia.

Facto que foi também observado pela presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pássaro, lembrando que “os critérios para se ter Bandeira Azul são exigentes, não basta só a qualidade da água”, e considerou que “esta praia é um ativo importante para o concelho de Oliveira do Hospital”. “Praias como a de Alvoco das Várzeas são exemplos representativos da atratividade turística do concelho”, disse, frisando que “há cada vez mais pessoas nacionais e estrangeiras a escolher as praias por terem um certificado Bandeira Azul”.

Este ano, pela primeira vez, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi distinguida com o galardão “Praia Qualidade de Ouro”, atribuído anualmente pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que reconhece as praias que ao longo de cinco anos consecutivos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Pelo quinto ano consecutivo recebeu a Bandeira Azul, galardão ambiental atribuído anualmente às praias que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Já o galardão “Praia Acessível, Praia para todos”, resulta da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal e distingue as praias que reúnem condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com