Alunos “obrigados a mudar” de Residência Universitária

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-06-2017

Alunos da Residência Universitária do Pólo III consideram “uma”injustiça” que os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra tenham decidido a sua deslocalização para a Residência António José de Almeida.

PUBLICIDADE

uc-noite-1

“A nossa época de exames, estende-se até ao dia 14 de Julho, pelo que necessitamos de alojamento até essa data. Contudo, há umas semanas atrás, foi-nos exigido, pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra que abandonássemos a referida residência no dia 11 de Julho”, lamentam estudantes que denunciam a situação.

PUBLICIDADE

publicidade

Os residentes dizem que esta é uma opção impensável, porque se encontram em época de exames, com várias avaliações na semana referida, uma semana decisiva para concluir o ano lectivo com aproveitamento.

Os denunciantes salientam que  “os alunos bolseiros já não recebem o complemento de alojamento no mês de Julho, pelo que terão que efectuar o pagamento de um alojamento precário com condições não estipuladas no contrato”

PUBLICIDADE

Acrescentam que “muitos residentes são alunos provenientes das ilhas e vêem a residência como o seu lar, pelo que será injusto obrigá-los a transferir todos os seus bens, acumulados ao longo de muitos anos, para outra residência, durante irrisórios 4 dias”.

Lembram que  “os residentes seriam obrigados a abdicar de tempo valioso de estudo para proceder à arrumação dos seus bens e transporte (feito pelos próprios que não possuem meios para assegurar as mudanças)”.

O que mais nos revolta nesta questão, é o motivo pelo qual nos vemos obrigados a sair da residência. Serão recebidos, como habitualmente, novos residentes temporários no mês de Julho no âmbito de programas de intercâmbio. E por isso consideram que a solução será expulsar os residentes permanentes, asseguram os alunos

Os residentes afirmam que têm vindo a entrar em contacto com os Serviços da Acção Social, que recusam perceber a dimensão deste problema  e por isso vêm na exposição pública a única maneira de defender os nossos direitos.

Notícias de Coimbra tentou obter uma reação da Universidade de Coimbra, mas até esta hora (12:00) não recebeu qualquer resposta da Reitoria.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE