Carteira

Aplicação móvel localiza autocarros dos SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-12-2016

Aplicação móvel que localiza autocarros de Coimbra em tempo real é lançada por alunos de Engenharia Informática.

PUBLICIDADE

unnamed-14
A nova aplicação chama-se BusTUC e tem como objetivo localizar os autocarros dos Serviços  Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A aplicação já está disponível na GooglePlay para smartphones com sistema operativo Android.
A novidade desta aplicação, em relação às já existentes, é mostrar a localização dos autocarros  ao minuto. É possível, também, visualizar todos os horários e rotas dos autocarros dos SMTUC.

PUBLICIDADE

publicidade

A localização dos autocarros é feita pelos próprios utilizadores da aplicação, ou seja, um utilizador que esteja em qualquer um dos autocarros dos SMTUC escolhe o número da rota onde se encontra e partilha a sua localização com a aplicação. Desta forma, todos os outros utilizadores da aplicação conseguirão saber a localização desse autocarro.

 

PUBLICIDADE

A aplicação funciona como uma comunidade, quanto mais utilizadores concederem as suas localizações, mais utilizadores poderão informar-se e usufruir das vantagens e objetivo da
aplicação.

unnamed-4
Antes do lançamento da aplicação a ideia foi testada para a linha 34 que liga o Polo I ao Polo II da Universidade. Estes testes decorreram em chats do Facebook, onde cerca de 50 alpha testers partilhavam a sua localização enquando utilizavam um autocarro dos SMTUC.
Esta aplicação nasceu do desafio lançado a um grupo de cinco alunos do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, na cadeira de Processos de Gestão e Inovação (PGI).

Desta forma, Angélica Carvalho, Gonçalo Lopes, João Damasceno, Mariana Cunha e Paulo Cruz decidiram tentar resolver um problema que afeta a vida de todos os utilizadores de autocarros de Coimbra, não perder o autocarro e chegar a horas ao local pretendido.

Após aprovação da ideia pelo regente da cadeira, Carlos Cerqueira, os alunos  empenharam-se durante algumas semanas para implementar esta aplicação.
As informações e atualizações referentes ao desenvolvimento da aplicação estão disponíveis na página do Facebook: www.facebook.com/bustuc16/.
Para fazer odownload da aplicação para o seu smartphone:
(https://play.google.com/store/apps/details?id=app.bustuc&hl=pt_PT)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE