Coimbra

Alunos de Coimbra iniciam aulas à distância sem computadores do Ministério da Educação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-02-2021

Os agrupamentos de Escolas de Coimbra Sul e Centro não têm garantias do acesso de todos os alunos às aulas online na habitação, no arranque do ensino à distância na  próxima segunda-feira, 8 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Amélia Pais, diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, revela ao Notícias de Coimbra que até ao dia de hoje, sexta-feira, ainda não foram entregues computadores aos alunos do agrupamento. Questionada sobre que avaliações já teria feito o agrupamento para compreender as necessidades dos alunos e saber quantos necessitam de meios para aceder às aulas à distância, Amélia Pais explica que compete aos diretores de turma compreender quem necessita de computadores, quem não tem ferramentas nas suas habitações para o ensino online, pois “são os diretores de turma quem conhece os alunos”. Acrescenta ainda que existe a possibilidade de “verificar quem não se liga” às aulas na segunda-feira e só assim compreender as dificuldades de cada aluno.

PUBLICIDADE

publicidade

Garante ainda que as escolas estarão abertas para receber os alunos sem acesso, embora ainda não consiga esclarecer se estes alunos assistirão às aulas online através dos computadores da escola, ou se haverá aulas presenciais para estes alunos e transmitidas para os restantes que permanecerem nas suas habitações.

Sobre os critérios para a entrega dos computadores, a diretora do Agrupamento de Escolas refere que o processo é da responsabilidade do Ministério da Educação, portanto externo ao agrupamento escolar, e que não tem acesso ao número de computadores que serão entregues, a que alunos se destinam e desconhece também uma data prevista de entrega. “Vamos avaliar as necessidades dia a dia de cada aluno, conforme os recursos”, afirma Amélia Pais.

PUBLICIDADE

As escolas permaneceram abertas e irão receber, como acontece naturalmente, alunos sinalizados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e alunos com educação especial acompanhados de professores dedicados ao ensino diferenciado. Também a Escola de Acolhimento estará de portas abertas para receber cerca de 20 alunos, dos 3 aos 12 anos, cujos pais e encarregados de educação pertencem a setores de serviços essenciais.

Já no Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro a diretora, Conceição Malhó Gomes, garante ao Notícias de Coimbra que já foram atribuídos computadores aos alunos do ensino secundário, dos escalões A e B, entregues pelo Ministério da Educação. Desde o arranque do novo ano letivo que a direção procura compreender que alunos não têm acesso a computadores ou tablets e à Internet nas suas habitações, com uma lista atualizada desses dados. “Ainda são muitos os alunos que necessitam, mais de 20% dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino não têm equipamento ou internet, valor que aumenta nos alunos do 1.º ciclo”, afirma.

O agrupamento de Escolas de Coimbra Centro já encaminhou para a Câmara Municipal de Coimbra a lista de alunos sem acesso, refere a diretora. Também as juntas de freguesias se mobilizam no apoio a estes alunos, bem como os professores que se mantêm em teletrabalho. As escolas estarão abertas apenas para receber os alunos a quem não se prevê o ensino à distância, como alunos de educação especial. No entanto Conceição Malhó Gomes revela que a avaliação da situação é constante e é ponderada aluno a aluno, acrescenta ainda que o agrupamento Coimbra Centro está agora melhor preparado para o ensino online.

O Notícias de Coimbra tentou contactar o Agrupamento Escolas de Coimbra Oeste, embora sem resposta.

O Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul é composto pelas Escolas Básicas Almalaguês, APPC Castelo Viegas, Norton de Matos, Torres do Mondego e Vendas de Ceiras, e Escolas Básica 2.º e 3.º ciclo Alice Gouveia, Ceira, e Centros Educativos Areeiro e Quinta das Flores.

O Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro é constituído pela Escola Secundária Jaime Cortesão, Escola Básica N.º 2 de São Silvestre,  Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio e escolas de 1.º ciclo Almedina, Antanhol, Antuzede, Assafarge, Bairro Azul, Casconha, Cernache, Feteira, Palheira, São Bartolomeu, São João do Campo, São Martinho de Árvore, São Silvestre, Vera Cruz e Vila Verde.

por Flávia Sousa, Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE