Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Almeida recria Bodas Reais em dois dias de grande festa

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-11-2019

A recriação das comemorações do casamento real de Dona Maria I e de Dom Pedro de Bragança serve de mote para a festa que vai animar Almeida na sexta-feira e no sábado, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Segundo a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, a vila de Almeida, no distrito da Guarda, vai estar em festa com o evento de animação “Dona Maria, a Princesa, Vai Casar”, que integra o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.

A fonte refere em comunicado enviado à agência Lusa que a iniciativa que recria o casamento real, que decorreu na vila e Aldeia Histórica de Almeida, promete “grandes emoções” e dois dias “inesquecíveis”.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa inclui bailes de época, ‘workshops’ de construção de fantoches, gastronomia, música, visitas guiadas temáticas e subidas de balão de ar quente “para contemplar, em todo o seu esplendor, o magnífico desenho poligonal das fortificações da Aldeia Histórica de Almeida”.

Com o evento “Dona Maria, a Princesa, Vai Casar” a Aldeia Histórica de Almeida recria as bodas reais de Dona Maria I e de Dom Pedro de Bragança, “quando a sua função militar e utilitária passou para segundo plano, transformando-se num palco de demonstração do espetacular jogo barroco, dramático, sonoro, efémero e luminoso”.

PUBLICIDADE

“Uma festa que conhecemos apenas pelas páginas dos livros de História e que ganha vida em dois dias de grande festa e animação”, é referido pela organização.

Com um “extenso e diversificado programa para todas as idades”, a Aldeia Histórica de Almeida convida os habitantes e os visitantes a participarem nos vários momentos da festa que têm entrada gratuita.

A fonte refere ainda que “Dona Maria, a Princesa, Vai Casar” é “uma forma muito divertida” de descobrir a Aldeia Histórica de Almeida e as suas origens, assim como os seus costumes e tradições.

A organização promete “dois dias imperdíveis”, para que “todos regressem a casa de coração cheio de momentos inesquecíveis”.

A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Almeida, e apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” deste ano inclui ainda a realização de uma iniciativa na Aldeia Histórica de Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso são as Aldeias Históricas de Portugal, o primeiro destino nacional a receber a certificação ‘Biosphere Destination’.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com