Cidade

Almedina celebra 900 anos com 3D da Coimbra Medieval e recriações históricas (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-10-2019

Data de 29 de outubro de 1119 o primeiro documento que faz referência a uma freguesia dentro da medina de Coimbra, S. Cristóvão.

PUBLICIDADE

Não tendo hoje exatamente as mesmas dimensões e fronteiras que na altura, podemos continuar a afirmar que Almedina corresponde hoje, grosso modo, ao primórdio da cidade de Coimbra e à parte que em tempos esteve dentro de muralhas. Também por isso, mais do que festejar a freguesia de Almedina, festeja-se o território de Almedina, mais vasto, originalmente, do que aquele que hoje comporta a freguesia em si.

PUBLICIDADE

publicidade

A União das Freguesias de Coimbra, cujo território de Almedina é sua parte integrante, preparou um programa de celebração da data que se irá prolongar até 29 de Outubro de 2020.

Na terça-feira,  pelas 10:30, data do aniversário, o dia começará com o toque a rebate dos sinos da Alta, tal como era usual acontecer noutros tempos para assinalar datas importantes.

PUBLICIDADE

Ao longo do dia, pelas várias ruas de Almedina vamos  encontrar pequenas recriações históricas tal como a leitura do Edital de Almedina, patrulhas pela Guarda do Rei, vários ofícios a fazer venda de rua.

Já durante a tarde, terá lugar, pelas 15:00, a inauguração da exposição “Almedina, 900 anos de história” na delegação da União das Freguesia de Coimbra, em Almedina (junto ao antigo Governo Civil, na Rua Fernandes Tomás) onde estará patente uma cópia do documento de 1119, plantas da época, objectos alusivos à freguesias, pequenos textos dos participantes no ciclo de conferências: comemorações dos 900 anos de Almedina e, ainda, várias maquetes de locais de Almedina.

Finalmente, pelas 17:00, numa sala especialmente preparada para o efeito no Restaurante Passaporte, edifício do antigo Governo Civil, irá ser apresentado pela primeira vez, e em exclusivo, a ante estreia do filme “Construção do 3D da Coimbra Medieval” obra dos arquitectos e investigadores Isabel Anjinho e Rúbem Villas Boas que revela como era Almedina no período medieval.

João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, realça a importância da data “ que para nós, enquanto território histórico, cheio de mistérios, e agora, património da humanidade, temos de realçar o que nos distingue e que torna o território de Almedina único. Deste dia de festa quero dar um especial destaque à apresentação do 3D da Almedina Medieval, por ser uma nova visão sobre a cidade antiga e as suas muralhas. É um projecto, ainda em desenvolvimento, que nos vai permitir descobrir os antigos castelos, igrejas, ruas e vielas, pontes e torres, que defendiam a cidade. Poder entrar na antiga igreja de S. Cristóvão, desaparecida há mais de um século, como se ainda hoje estivesse de pé, percorrer as ruas da cidade, como se voltássemos atrás no tempo, numa qualquer máquina do tempo, tudo isso vai ser possível, pelas 17:00, no antigo Governo Civil de Coimbra.“

Carlos Encarnação, Presidente da Comissão de honra dos 900 anos de Almedina e antigo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, destaca o território de Almedina como “a génese da cidade futura”,onde se concentravam “as instituições e as respostas às solicitações colectivas… onde se reuniram lentes, escolares e burgueses e se produziu a cidade viva…deambularam os sábios, os intelectuais e os artistas que na Universidade se fizeram ou se encontraram… E a seu lado, o povo todo, as suas artes vincadas na pedra e no ferro e, em geral no património construído, ou no essencial papel de ser a mola real da vida.” 

Lembra, Carlos Encarnação, a voracidade do tempo, ” Passaram depressa estes novecentos anos. Ficou a poção mágica que nos fortalece. Na constância do seu significado, é em Almedina, território sagrado, que regressamos ao futuro.”

A entrada é livre em qualquer das actividades do dia.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE