Coimbra

Alerta: Vem aí muito frio e vento forte!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-11-2015

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 20 de novembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), avisa que nos próximos dias vamos ter mais frio e vento.

PUBLICIDADE

chuva_vento_mau_tempo_reuters

Destaca-se a acentuada descida das temperaturas, mais significativa amanhã (21/11) mantendo-se a tendência de descida para os dias seguintes, com máximas a rondar 6-9ºC nas regiões do interior e 10-15ºC nas regiões do litoral. As temperaturas mínimas a situarem-se abaixo dos 0ºC nas regiões do interior Norte.

PUBLICIDADE

O Vento vai soprar moderado a forte (45 Km/h) do quadrante Norte com rajadas da ordem de 80 a 85 Km/h, respetivamente no litoral Oeste e nas terras altas, até meio da tarde de amanhã (21/11). A tendência será para diminuição da intensidade do vento no domingo (22/11). c. Possibilidade de formação de gelo e/ou geada nos vales mais abrigados do interior.

As características de tempo frio, associadas ao vento que se fará sentir aumentarão a sensação de desconforto térmico na população.

PUBLICIDADE

publicidade

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:  Piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior;  Intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras e Incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo  recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:  Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;  Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras; Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;  Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva; Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE