Coimbra

ALERTA: Roubaram o Posto de Vigia do Moinho do Pisco. E a GNR não o substituiu!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-07-2015

ALERTA: Roubaram o Posto de de Vigia do Moinho do Pisco. E a GNR não o substituiu!A Câmara Municipal da Mealhada  (CMM) tem conhecimento que existe um posto de vigia com visibilidade única para a Serra do Buçaco – situado no limite do concelho de Anadia, mas da responsabilidade territorial da autarquia de Mortágua – que se encontra desativado há 3 anos.

PUBLICIDADE

buçaco

Segundo a CMM, trata-se de um posto de vigia crucial para a preservação da Serra do Buçaco, já que esta é uma zona com risco de incêndio florestal muito elevado, que agrega uma área de grande sensibilidade e valor: a Mata Nacional do Buçaco.

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado enviado a NDC, a Câmara Municipal da Mealhada lamenta esta decisão das instâncias superiores e aplaude os esforços que os dois municípios, Anadia e Mortágua, se encontram a fazer para reativar o posto de vigia do Moinho do Pisco.

O posto de vigia do Moinho do Pisco sempre foi um dos mais importantes para a vigilância da Serra do Buçaco. Trata-se de uma estrutura em ferro, com cerca de 16 metros de altura, na qual era feita a vigilância da floresta durante o Verão, com o objetivo de detetar focos de incêndio. 

PUBLICIDADE

A preocupação da Câmara Municipal da Mealhada aumenta por saber que toda essa zona da Serra do Buçaco – que antes se encontrava vigiada – é uma área de grande sensibilidade. Ela encontra-se rodeada de um contínuo florestal de eucalipto que, em caso de ocorrência de fogo, vai acelerar a dimensão do incêndio, que tenderá a tornar-se catastrófico. Para além disso, a autarquia reitera que a Serra do Buçaco integra a Mata Nacional do Buçaco, um património nacional, de enorme importância em termos paisagísticos, ecológicos, arquitetónicos, turísticos, económicos e sociais.

A Câmara Municipal da Mealhada tem também conhecimento de que a ativação e operacionalidade do posto de vigia do Moinho do Pisco é da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana – que tem a seu encargo, por lei, a vigilância das florestas em todo o território nacional, no que diz respeito a incêndios florestais. Contudo, ainda nada foi feito e a GNR ainda não recebeu ordens superiores para a reativação do posto.

A autarquia tem ainda conhecimento que as Câmaras de Anadia e de Mortágua tudo têm feito para que o posto de vigia seja reativado. A Câmara Municipal da Mealhada aplaude, desde já, os esforços desses dois municípios e espera que esses tenham frutos em breve e que a estrutura do posto de vigia do Moinho do Pisco seja colocada com a máxima brevidade, ainda a tempo desse posto estar operacional para esta fase Charlie 2015.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE