Coimbra

Alerta: Proteja-se do frio! Siga as dicas da Saúde do Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-02-2023

Perante a diminuição, observada e prevista, das temperaturas extremas (máxima e mínima), o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, através da coordenação regional do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2022-2023/Estratégia Regional de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde, vem alertar a população para as medidas a empreender, tendo em vista salvaguardar a sua saúde.

PUBLICIDADE

Mantenha o conforto térmico das habitações, assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários (abertura intermitente de janelas e portas em horas do dia mais favoráveis).

Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão: além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, potencialmente mortais, pelo monóxido de carbono.

PUBLICIDADE

publicidade

Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e cubra as extremidades (cabeça e mãos), em especial se tiver de deslocar no exterior. Mantenha os pés quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado.

Tome banho com água não muito quente e garanta que a temperatura do quarto de banho é confortável. Vá reduzindo, progressivamente, a temperatura da água do banho.

PUBLICIDADE

Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida.

Reforce a sua alimentação e ingira bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite. Evite as bebidas alcoólicas.

Mantenha a atividade física (por exemplo, movimentos de braços, para se manter mais quente) mas evite o exercício físico intenso ou extenuante.

Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.

Contacte, com regularidade, os seus familiares ou amigos que vivem isolados, em especial se idosos ou acamados. Faça-o, de preferência, telefonicamente.

Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos ou outros bens essenciais.

Atenção às quedas: utilize calçado antiderrapante e evite saídas em períodos de chuva ou geada.

Para mais informações, recomendamos que aceda com regularidade ao sítio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera/IPMA (previsões e avisos meteorológicos) e ao sítio da Proteção Civil. No respeitante às orientações em saúde, convidamo-lo a aceder ao sítio da Direção-geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE