Primeira Página

Alerta: Mosquito-tigre detetado em Condeixa. Há risco de várias doenças

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 mês atrás em 03-10-2025

O mosquito Aedes albopictus, conhecido como “mosquito-tigre”, foi recentemente detetado no concelho de Condeixa-a-Nova, no âmbito da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE) implementada pelo Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Este mosquito pode transmitir doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, quando infetado, e a ULS alerta para a importância de adotar medidas preventivas para reduzir os criadouros e proteger-se das picadas.

PUBLICIDADE

Entre as recomendações destacam-se “eliminar ou virar recipientes que acumulem água, como bidões, baldes e pratos de vasos; limpar calhas, caleiras e ralos; tapar reservatórios de água, como cisternas e tanques; manter piscinas limpas ou devidamente cobertas; trocar regularmente a água de bebedouros e taças de animais; descartar corretamente lixo que possa acumular água; e guardar pneus usados secos e abrigados”.

Para proteção pessoal, a ULS recomenda: uso de repelentes com DEET, picaridina ou IR3535; estir roupa comprida, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer; e utilizar redes mosquiteiras em janelas e portas.

A população é ainda incentivada a descarregar a aplicação Mosquito Alert e registar observações sobre a presença de mosquitos.

A ULS de Coimbra reforça o compromisso de combater espécies invasoras e prevenir riscos para a saúde pública.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE