Milhares de pessoas das “aldeias remotas” vão passar a noite sem energia eléctrica

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-10-2017

A EDP diz que instalou 23 geradores nos locais onde as reparações da rede estão a ser mais morosas mas mantém a expetativa de concluir a recuperação da rede de Média Tensão ao final do dia, divulgou a empresa.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra apurou que a esta hora, 20:30, há muitas aldeias sem energia eléctrica. Tal acontece sobretudo em áreas que não fazem parte do mapa mediático. Em muitas dessas localidades também não há água ou telefones.

“Nos locais onde as reparações são mais difíceis e morosas foram instalados 23 Geradores”, divulgou a EDP, num balanço dos trabalhos que incluíram ainda a ligação à rede de “duas Centrais Móveis que garantem a alimentação à zona industrial de Arganil e à localidade de Loriga”.

PUBLICIDADE

publicidade

A empresa não divulgou a localização exata dos geradores mas a maior parte estará distribuída por localidades de concelhos de Gouveia, Pampilhosa da Serra, Mangualde, Nelas, Penacova, Oliveira do Hospital, Sertã e Mortágua.

No balanço enviado à Lusa a empresa reafirma que há ainda “dificuldades de circulação” na zona de Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital” mas, ainda assim, a EDP Distribuição mantém “a expectativa, já anunciada, de concluir a recuperação da rede elétrica de Média Tensão, destruída pelos incêndios, até ao final do dia de hoje”.

PUBLICIDADE

Nos próximos dias a empresa prevê “prosseguir os trabalhos na rede de baixa tensão, também com danos muito relevantes em locais dispersos em particular no Distrito de Coimbra”.

Logo que as condições de visibilidade o permitam a empresa pretende mobilizar “os recursos aéreos disponíveis para reconhecimento e localização mais célere dos estragos” e mantém no terreno 600 operacionais que continuaram a trabalhar em ligação com as Autoridades Locais, Proteção Civil e Bombeiros.

No comunicado a EDP reitera ainda o apelo para que as populações das regiões atingidas pelos incêndios, por razões de segurança, não toquem “em quaisquer linhas partidas”, e alerta para “o cuidado a ter com a colocação de geradores em locais pouco ventilados podendo o seu uso inadequado provocar intoxicações”.

A rede de distribuição de energia elétrica foi afetada pelas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE