AIRC preparada para mudar sistema de contabilidade da Administração Pública

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-12-2017

A AIRC concluiu na passada quinta feira o programa de formação para funcionários do setor público sobre o novo SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas), encontrando-se preparada para iniciar o processo de transição.

PUBLICIDADE

airc

O novo regime de contabilidade entra em vigor a 1 de janeiro de 2018, aplica-se a todos os serviços e organismos da administração central, regional e local que não tenham natureza, forma e designação de empresa, ao subsetor da segurança social, e às entidades públicas reclassificadas. A adoção do SNC-AP irá permitir a convergência das práticas de contabilização e avaliação de ativos e passivos dos organismos das administrações públicas portuguesas, com as dos outros Estados-membros da União Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao longo dos mais de 35 anos da sua atividade, a AIRC nunca falhou ao compromisso de garantir a permanente atualização e adequação das suas soluções às exigências e imperativos resultantes das alterações legislativas que impedem sobre a atividade e gestão dos seus clientes e associados. E, mais uma vez, a AIRC vai cumprir a sua missão, encontrando-se neste momento a ultimar o processo de disponibilização das soluções de software, que previsivelmente ocorrerá até 15 de dezembro”, anunciou Raul Almeida, presidente da AIRC e autarca de Mira.

Na abertura do último workshop do programa de formação, aquele responsável explicou que todos os clientes e associados da AIRC poderão contar com a colaboração de uma equipa dedicada, que fará o acompanhamento do processo de transição, e com o apoio remoto dos serviços.

PUBLICIDADE

“Considerando que se trata de um processo de mudança complexo, que coloca a todos inúmeros desafios, a AIRC empenhou-se na preparação dos seus recursos e das condições necessárias à concretização da transição dos sistemas”, acrescentou Raul Almeida.

A AIRC desenvolveu atempadamente uma nova solução de gestão financeira adaptada às imposições do SNC-AP, que assegurará um controlo financeiro global – desde a preparação do orçamento e respetivas alterações, execução e controlo, passando pela gestão da despesa e receita, cabimentos, compromissos e gestão de fontes de financiamento, até à consolidação e prestação de contas – promovendo a transparência e comparabilidade das demonstrações financeiras e a desejada eficiência e eficácia da gestão pública.

“De norte a sul do país, dezenas de municípios, juntas de freguesia, associações intermunicipais e outros organismos públicos têm confiado à AIRC a produção de software capaz de mudar a vida das pessoas, no que toca à relação dos cidadãos e das empresas com os organismos do Estado, poupando tempo e dinheiro a ambas as partes, através de novos procedimentos, mais eficientes e mais eficazes. Vamos, pois, continuar a trabalhar, colocando a inovação ao serviço da modernização e dinamização da Administração Pública”, finalizou o presidente da AIRC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE