Câmaras

AIRC apresenta soluções de simplificação administrativa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-11-2016

 

PUBLICIDADE

A AIRC repete a presença e o patrocínio do XXXVI Colóquio Nacional da Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM), que decorre de 16 a 19 de novembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas.

airc

PUBLICIDADE

O encontro vai debater diversas temáticas nomeadamente a do “Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas – Aplicação ao setor autárquico” e “SIMPLEX+ – Medidas para simplificar a administração e desburocratizar processos nas autarquias locais”, entre outros.

Destaque ainda para o painel dedicado às “Tecnologias de informação e comunicação – As propostas de simplificação no contexto autárquico” (dia 17, às 11h15) onde a AIRC fará uma apresentação do trabalho que vem desenvolvendo.

PUBLICIDADE

publicidade

“A AIRC assume-se como um parceiro das Câmaras Municipais e, nesse sentido, focamos a nossa ação no desenvolvimento de soluções que melhor respondam às necessidades das autarquias e outros organismos públicos. Fomos das primeiras entidades a disponibilizar soluções de gestão financeira adaptadas ao SNC-AP, cuja transição constitui um dos maiores desafios das administrações públicas”, sublinha Nuno Moita, presidente do conselho de administração da AIRC e autarca de Condeixa.

Refira-se que o Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-AP) é o novo modelo de normalização contabilística, aprovado em Conselho de Ministros a 9 de julho de 2015, que permitirá a convergência internacional em matéria de gestão e relato financeiro das administrações públicas, substituindo os atuais vários planos de contas setoriais (entre os quais o POCAL) por um único plano aplicável a toda a Administração Pública (AP). O processo de alteração já decorre em algumas entidades piloto e culminará com a entrada em vigor da aplicação obrigatória do SNC-AP a partir de 1 de Janeiro de 2017.

Pela primeira vez, este ano, o Colóquio da ATAM, onde a AIRC se fará representar, terá a particularidade de ser transfronteiriço, estando previstas sessões de trabalho em Elvas e em Badajoz, com a presença de representantes dos organismos locais de Portugal e de Espanha.

O encontro é dirigido a eleitos locais, trabalhadores das Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados, empresas locais, áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais, associações de freguesias e de municípios, áreas regionais de turismo, juntas de freguesia e trabalhadores da Administração Pública central e regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE