Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Águas do Centro Litoral sensibiliza para o valor da água e lança empreitadas de água e saneamento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-09-2019

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL vai percorrer os municípios de Ovar, Mealhada, Arganil e Vila Nova de Poiares para celebrar a efeméride junto dos pequenos e graúdos, consciencializando para o valor da água aliado às boas práticas ambientais no seu uso eficiente.

PUBLICIDADE

As comemorações iniciaram no domingo, dia 29 de setembro, no Parque do Buçaquinho, em Ovar, com a dinamização de um Peddy-Paper ambiental dedicado a toda a família.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta iniciativa, composta por vários espaços dedicados ao valor da água, entre eles, a roda do conhecimento, um puzzle gigante, o reconhecimento da fauna e flora ribeirinha, e um espaço musical “O Cano é que Paga”, permitiu aso participantes realizar uma viagem de conhecimento do Ciclo Urbano da Água, com paragem obrigatória nas boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.

A viagem prosseguiu no dia 30 de setembro no mercado do municipal de Vila Nova de Poiares e Mealhada, sensibilizando a população para o valor da água através de uma ação degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.

PUBLICIDADE

O objetivo foi, além de incentivar o consumo de água da torneira, promover a sustentabilidade na utilização do recurso, associado ao seu valor, permitindo ainda desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor no que respeita à ingestão da água da torneira.

Para o efeito, a AdCL promoveu um Quizz alusivo às boas práticas no seu uso eficiente e uma ação de degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.

A iniciativa contou com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, nomeadamente alunos dos cursos de cozinha/ pastelaria e restaurante/ bar, que além de levar a água da torneira para experimentar, confecionaram, ainda, para degustação, um gaspacho alentejano.

Esta ação de degustação realizar-se-á também na feira municipal de Arganil, no dia 03 de outubro, quintafeira. Amanhã, dia 1 de outubro, o município de Arganil irá, ainda, promover nas suas redes sociais a campanha “Água com um O Pingo de Consciência”. Uma campanha, promovida pela Águas do Centro Litoral na Ficabeira, do Grupo AdP – Águas de Portugal que tem como objetivo sensibilizar o consumidor, de uma forma lúdica e interativa, para o uso eficiente da água e, através de pequenos gestos.

Já no município da Mealhada, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental do município, a AdCL irá promover, amanhã, dia 1 de outubro, no parque da Cidade um peddy-paper de água com um pingo de consciência, com direito, também, a uma degustação de água da torneira
Esta atividade, dirigida aos mais jovens, conta ainda com a participação dos alunos do curso Técnico de Restauração – Restaurante/Bar, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), que para além de participarem nas atividades, vão promover um workshop de água aromatizada e seus benefícios associados.

A opção pela água da torneira assume hoje uma importância estratégica por ser uma escolha que contribui para a minimização dos impactes ambientais, destacando-se, por ser ecológica, económica, segura e de acesso universal.

Acompanhando a forte aposta na Educação Ambiental da empresa na sociedade, a AdCL lançou, estas últimas semanas, diversas empreitadas nos municípios de Arganil, Leiria, Penacova e Vila Nova de Poiares que visam “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos” (6.º ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)).

A nível de abastecimento de água, foram assinados dois contratos das empreitadas de reforço de abastecimento de água aos municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares. A primeira empreitada consiste na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova). A segunda Empreitada de Execução da Conduta Adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município de Vila Nova de Poiares, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.

Esta obra consiste na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.

Por ocasião do Dia Nacional da Água, amanhã, o Presidente da autarquia, João Miguel Henriques, e a Administração da AdCL, Alexandre de Oliveira Tavares e Filipa Alves, num gesto simbólico, farão o arranque das obras a executar no município.

No período da tarde, a AdCL assina, também, o projeto de execução do abastecimento ao município de Góis através do Sistema da Boavista, mais precisamente a partir do ponto de entrega de Vilarinho, na Lousã, contando com a Presidente da Câmara Municipal de Góis.

Já a nível de tratamento de águas residuais, foram assinados cinco empreitadas que vão garantir o correto tratamento de efluentes, nomeadamente a “Empreitada de execução do novo Ponto de Entrega de Águas Residuais na ETAR de Ribeira de Moinhos, em Vila Nova de Poiares”; a ““Empreitada de reabilitação da remodelação da ETAR de Andorinha” (Coimbra); a “Empreitada de reabilitação da ETAR de São Pedro de Alva” (Penacova), a “Empreitada de construção do Emissário Raposeira/Quinta do Cordeiro” (Leiria), e a “Empreitada de reconfiguração do Tratamento Preliminar da EEAR de Côja” (Arganil).

Um investimento total de perto de 2 milhões de euros que vem reforçar o serviço de qualidade em abastecimento de água e saneamento que a Águas do Centro Litoral presta aos seus acionistas

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com