Coimbra

Águas do Centro Litoral mostra a origem da água da torneira. Quer ver?

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-03-2021

Águas do Centro Litoral disponibiliza, através de um simples clique, uma visita virtual a todas as suas estações de tratamento de água (ETA), dando a conhecer a origem da água da torneira. 

PUBLICIDADE

Por ocasião do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, às 22 horas, a Águas do Centro Litoral associa-se à Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e faz um apelo simples: fechar nem que seja por uma hora as torneiras. Uma ação que marca esta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem, que não é inesgotável e também para homenagear os que dela tratam e que, também nestes tempos pandémicos e difíceis, têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade.

A iniciativa H2Off pretende impulsionar a mudança de comportamentos e apelando a uma consciência clara sobre o uso correto e eficiente da Água.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa parte do trabalho desenvolvido pela CECEA – Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, composta por profissionais da comunicação do setor da água, cujas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas.

O Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU, pretende promover a reflexão sobre  problemas relacionados com os recursos hídricos. É precisamente nessa data, a 22 de março, que a APDA pretende desafiar entidades públicas e privadas a promover conjuntamente e pela primeira vez a H2Off – Hora da Água – junto do Público.

PUBLICIDADE

publicidade

H2Off é o nome desta ação que emite um apelo generalizado de fecho das torneiras durante uma hora, uma hora sem consumir água enquanto ato deliberado e consciente. É este o desafio que é lançado a todos e cada um…porque Juntos podemos fazer a diferença! (mais informações em www.h2off-apda.com).

Reforçando a ação de H2Off, e porque nunca é demais homenagear os que, diariamente, asseguram uma água de qualidade e em quantidade nas nossas torneiras e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente, a AdCL vai promover, atravésdas suas redes sociais e a partir do dia 22 de março, visitas às suas cinco (5) estações de tratamento de água (ETA), dando a descobrir a origem da água da torneira. O objetivo é a (re)criação de uma viagem ao conhecimento pelo trabalho promovido diariamente pela empresa em prol do abastecimento de água em
quantidade e qualidade à comunidade.

Durante toda a semana, os visitantes do Facebook e Instagram da AdCL ficarão a conhecer, através de visitas virtuais, as diversas etapas de tratamento a que a água é sujeita na Estação de Tratamento de Água (ETA), antes de chegar às nossas torneiras. Ao longo da semana, podem descobrir como funciona a ETA de Alagoa (abastece Arganil), a ETA da Boavista (que abastece Coimbra, Condeixa-Nova, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo e Penela), a ETA do Paúl (abastece Leiria), a ETA de Ribeira de Alge (abastece Ansião), e a ETA da Ronqueira (abastece Penacova e Vila Nova de Poiares).

Este projeto educativo estará, também, disponível no canal de Youtube da AdCL, permitindo a partilha em direto através do Facebook.

Este canal pretende oferecer uma solução educativa, em prol do ambiente, através da disponibilização de conteúdos pedagógicos alusivos ao abastecimento de água ao saneamento, (re)lembrando alguns gestos, simples, em prol de um uso eficiente. É composto por uma vasta oferta no âmbito da edução ambiental intergeracional, reforçando a oferta do programa educativo #estudoemcasa, dedicada ao público escolar, através, por exemplo, da divulgação de vídeos inerentes à campanha de sensibilização “O Cano é Que Paga” e o “Valor da Água”, esta última, desenvolvida pelo Grupo Águas de Portugal.

A empresa recorda que, em momentos como este que o país e o mundo estão a viver, cumpre à Águas do Centro Litoral (AdCL) continuar a garantir um serviço essencial para o bem-estar da população, o fornecimento de água em qualidade e quantidade.

Todos os dias, mais de 200 profissionais da AdCL trabalham 24 horas/dia para garantir o abastecimento público de água, em quantidade e com qualidade, e o tratamento adequado da água usada para que possa ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

Na região a Águas do Centro Litoral é a empresa responsável pela captação e tratamento de água e de águas residuais de 30 municípios. É de salientar que no abastecimento de água, a AdCL abastece os Sistemas Multimunicipais ou Municipais (serviço em “baixa”) para cerca de 288 mil habitantes, de 11 municípios.

AdCL garante, assim, a gestão integrada do ciclo urbano da água, desde a captação, ao tratamento e transporte da água até à entrega, em quantidade e com qualidade, para o fornecimento às populações. Um serviço de qualidade que permite, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final.

A nível de investimento em abastecimento de água, a AdCL tem previsto para este ano de 2021 mais de 15 milhões de euros empreitadas em curso ou a lançar. Está em curso a empreitada de integração de três (3) subsistemas de abastecimento de água (SAA), em Arganil, nomeadamente o de Vila Cova de Alva, o de Alqueve e o de Pomares, cujo objetivo é a reabilitação das infraestruturas existentes, num valor total de perto de 2,75 milhões
de euros.

Está também em fase de análise de propostas, a empreitada de remodelação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de  de Ribeira de Alge e a captação existentes, em Ansião, num valor de 1,7 milhões de euros, prevendo-se o início dos trabalhos no segundo semestre de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE