Coimbra

Águas do Baixo Mondego e Gândara investe 1,3 ME em saneamento no concelho de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-09-2020

A empresa Águas do Baixo Mondego e Gândara, que gere o abastecimento de água e saneamento em Mira, Montemor-o-Velho e Soure, vai investir 1,3 milhões de euros na rede de esgotos de Montemor-o-Velho, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara lança o concurso público para a empreitada de rede de esgotos de Arazede (Tojeiro e Catarruchos) e Liceia (Pisão)”, representando um investimento de mais de um milhão e trezentos mil euros. Esta intervenção inclui a execução de 13 quilómetros de rede e a construção de uma Estação de Vácuo”, anunciou a empresa, em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada faz parte das sete candidaturas aprovadas pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), com uma contribuição do Fundo de Coesão de 487 mil euros.

O objetivo da empreitada é dotar estas localidades de um sistema eficiente de saneamento, através da recolha e transporte dos efluentes produzidos nas diversas habitações até à rede de saneamento existente, mediante a construção de um sistema de esgoto por vácuo.

PUBLICIDADE

“Este tipo de sistema de recolha de esgoto por vácuo permite reduzir as profundidades da tubagem e garante níveis de infiltração excecionalmente baixos, protegendo, deste modo, o meio ambiente”, garante a empresa.

Em julho de 2018, Mira uniu-se a Montemor-o-Velho e Soure na criação de uma empresa de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, que serve mais de 50 mil pessoas.

A Águas do Baixo Mondego e Gândara, EIM – Empresa Intermunicipal, S.A é uma empresa pública detida exclusivamente pelos três municípios em partes iguais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE