Coimbra

Águas de Coimbra garante qualidade e segurança da água da torneira

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-03-2020

A empresa municipal Águas de Coimbra presta um serviço público essencial e que assume uma relevância acrescida na situação atual de pandemia do COVID-19. Como tal, vem reforçar que a água da torneira continuará a ser disponibilizada de forma segura a todos os consumidores do Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

Importa sublinhar que não é necessário recorrer à compra de água engarrafada, uma vez que não existe qualquer evidência de que o vírus que provoca a COVID-19 seja transmitido pela água potável. 

Segundo uma comunicação emitida pela Comissão Especializada da Qualidade da Água (de que a Águas de Coimbra faz parte), da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em Portugal, o indicador de água segura situa-se na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança. 

PUBLICIDADE

A Águas de Coimbra põe em prática medidas rigorosas de higiene nas estações de tratamento de água. Os processos existentes de tratamento e desinfeção da água, incluindo o uso de cloro, são eficazes na remoção de vírus na água. As entidades gestoras, como a Águas de Coimbra, estão em contato com as respetivas Autoridades de Saúde para monitorizar, entender o vírus e o seu impacto na saúde humana, à medida que o conhecimento se vai desenvolvendo. 

Existe um Plano de Contingência preparado, bem como um plano de comunicação para emergências relativas à qualidade da água para consumo humano. Esses protocolos estão permanentemente a ser atualizados de acordo com as informações mais atuais que estão disponíveis. 

PUBLICIDADE

publicidade

Mesmo num cenário de serviços mínimos a operar, esclarece-se que, na sua maioria, as estações de tratamento de água são seguras, têm energia de reserva e requerem poucos funcionários para operá-las; e algumas estações de tratamento de água podem ser operadas remotamente. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE