Cidade

Águas de Coimbra elimina risco de inundações

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-01-2017

A empresa municipal Águas de Coimbra consignou, ontem, à Contec – Construção e Engenharia, a empreitada de instalação da rede de drenagem de águas pluviais na Rua do Pinhal, situada no Bairro da Liberdade, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

Esta intervenção tem por objetivo resolver os problemas de recolha e encaminhamento das águas pluviais naquela zona, que foram identificados sempre que ocorrem períodos de precipitação intensa, e que estão na origem das inundações frequentes que afetam a Rua do Pinhal.

PUBLICIDADE

A empreitada está orçada em 76.200 euros e a empresa dispõe de um prazo de 120 dias para a concluir.

Após a assinatura do auto de consignação, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, sublinhou que, “tratando-se de uma empreitada de menor dimensão e de orçamento contido, é para o Município tão relevante como as obras de milhões, por se tratar de uma questão de equidade”. “O que está em causa é resolver os problemas das pessoas que, neste caso, se queixaram várias vezes das inundações que afetaram as suas casas”, referiu, acrescentando, ainda, que se trata de proporcionar aos que residem na periferia “a mesma qualidade urbanística de quem vive no centro da cidade”. “Deixaremos esta pequena rua bem melhor do que a encontramos hoje”, reforçou.

PUBLICIDADE

publicidade

Com efeito, o presidente da Câmara deixou a sugestão à administração da Águas de Coimbra de incluir nesta empreitada a construção de passeios e de valetas e a instalação de tubos subterrâneos ao longo da rua que permitam “arrumar” os vários fios e cabos de eletricidade. Na opinião de Manuel Machado, o emaranhado de fios que as várias empresas vão deixando nos postes e nas edificações constituem “uma aberração na paisagem urbana, que tem de ser combatida”.

Relativamente à instalação da rede de drenagem de águas pluviais, e para se resolver eficazmente o problema das cheias que afetam os 50 moradores desta rua, vão ser instalados coletores de águas pluviais numa extensão de 254 metros, bem como 7 sarjetas e 10 ramais domiciliários de águas pluviais. Está, ainda, prevista a reposição de pavimentos numa área de 1700 metros quadrados.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE