Centro de Portugal reeleito Destino Preferido!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-11-2017

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) reelegeu, pela primeira vez na história da iniciativa, o Centro de Portugal como o seu ‘destino preferido’ em 2018, foi hoje anunciado em Macau.

PUBLICIDADE

FOTO 1 - Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal) discursa; atrás, Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e membro da direção do Turismo Centro de Portugal) e Jorge Loureiro (membro da direção do Turismo Centro de Portugal)

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT

“Todos os anos temos tido ‘destinos preferidos’ de regiões diferentes. Curiosamente, o nosso primeiro ‘destino preferido’ [desde que existe a iniciativa] foi Macau e o nosso último [para 2017] foi o Turismo do Centro”, lembrou o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira.

No entanto, dado os acontecimentos deste ano – a tragédia dos incêndios na região -, o “dever de solidariedade” e “o nosso trabalho passado em comum” levou a que a associação decidisse voltar a eleger, pela primeira vez dois anos consecutivos, o Centro de Portugal com esta ‘distinção’.

PUBLICIDADE

“Assim, o ‘destino preferido’ em 2018 volta a ser o Centro de Portugal”, com muita honra e muito gosto”, disse o presidente da associação no 43.º Congresso Nacional da APAVT, que termina hoje em Macau.

O ‘destino preferido’ da APAVT é um projeto através do qual a associação e a região eleita definem uma agenda comum e tentam desenvolver oportunidades ao longo do ano.

PUBLICIDADE

publicidade
FOTO 1 - Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal) discursa; atrás, Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e membro da direção do Turismo Centro de Portugal) e Jorge Loureiro (membro da direção do Turismo Centro de Portugal)

 Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal) discursa; atrás, Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e membro da direção do Turismo Centro de Portugal) e Jorge Loureiro (membro da direção do Turismo Centro de Portugal)

Esta é a primeira que uma região de turismo é reeleita pela APAVT como destino preferido, depois de o mesmo ter já acontecido em 2017. Uma distinção inédita, destacada por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, durante a assinatura do protocolo entre as duas entidades.

“Quero, em nome do Turismo Centro de Portugal, saudar o congresso da APAVT e dizer o quanto é importante este momento para nós. A APAVT esteve connosco sempre, nos congressos que realizou em Viseu em 2011, em Coimbra em 2012, e em Aveiro em 2016. Em 2017, trabalhámos em conjunto para receber a ECTAA (Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos) na região Centro e em Portugal. Através disso, fomos também escolhidos como destino preferido da ECTAA, o que nos permitiu uma relação muito forte com os agentes de viagem associados a essa confederação. Um exemplo prático dessa associação é o filme promocional do Centro de Portugal, que produzimos por ocasião de sermos o destino preferido da ECTAA, que já nos valeu 11 prémios internacionais em 11 países diferentes. A APAVT esteve connosco em todos esses bons momentos e também esteve com o Centro de Portugal em junho, em Pedrógão Grande, e em outubro. Significa que a APAVT tem estado sempre connosco, nos bons e nos menos bons momentos”, sublinhou Pedro Machado.

“Reafirmar esta confiança para 2018 é não apenas um estímulo para a nossa região, como é seguramente um sentimento partilhado por todos os empresários do Centro de Portugal. Quero por isso manifestar o apreço pela confiança que a APAVT nos dá enquanto destino, para construirmos um ano de 2018 muito mais promissor, e seguramente com muito mais esperança da que terminamos 2017. Já tínhamos sentido esta confiança ao sermos o destino nacional convidado da BTL 2018. O que significa que a solidariedade não se proclama, pratica-se. E nós queremos aqui deixar vivamente um abraço caloroso pela amizade, pela solidariedade, mas também pela confiança, neste ano que vamos iniciar”, acrescentou.

macau-china-grand-lisboa-hotel-images-e1446469029897

No 43.º Congresso Nacional da APAVT, foram divulgadas algumas medidas de apoio à recuperação do Turismo do Centro, região de Portugal muito fustigada recentemente pelos incêndios.

Na sexta-feira, a diretora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, Fátima Vila Maior, anunciou que o Turismo do Centro vai ser o “destino convidado” da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) em 2018.

Na quinta-feira, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse que o Turismo de Portugal vai ter também um programa de incentivos financeiros para a realização de congressos nas zonas afetadas pelos incêndios.

Já o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, tinha anunciado, na abertura do congresso na quarta-feira, que a associação criou e custeou um ‘site’ – ‘O Centro das atenções’ – sobre o turismo do Centro, que estará vivo “ao longo de, pelo menos, todo o próximo ano”, chamando a atenção para “todas as oportunidades que se mantêm inalteradas, na região”.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE