Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Baixa de Coimbra tem projeto para acolher indústrias culturais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-02-2018

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) vai lançar um concurso para apoiar a instalação de 20 empresas da área das indústrias culturais e criativas no centro histórico, afirmou hoje o presidente Vítor Marques.

PUBLICIDADE

vitor marques

O projeto, com um orçamento de 300 mil euros, deverá avançar a breve trecho para o terreno, estando atualmente a ser preparado o caderno de encargos para o lançamento do concurso de ideias, disse hoje o presidente da APBC, Vítor Marques, que falava aos jornalistas no final de um encontro de comerciantes que decorreu hoje no Salão Brazil.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_3774

Até dezembro as empresas têm de estar instaladas na Baixa de Coimbra, sublinhou, referindo que o projeto é apoiado por fundos comunitários.

PUBLICIDADE

O dinheiro será investido nas bolsas para as empresas se instalarem na Baixa de Coimbra, acrescentou Vítor Marques.

A ideia, explicou, “não é só dar mais dinâmica, mas ter um setor de atividade diferente que está a crescer, que é importante”, na Baixa de Coimbra, podendo esta passar a ter “novas empresas, novos clientes e novos consumidores”.

Com isso, quer-se criar nesta zona da cidade “um novo ciclo”, frisou Vítor Marques, aclarando que o projeto conta com uma parceria com a associação Startup Incubation Network, sediada em Coimbra.

Durante o encontro de quase 40 comerciantes, Vítor Marques mostrou-se apreensivo relativamente às lojas que estão a encerrar no centro histórico, tendo sido também debatidas atividades para este ano, estando pensadas noites temáticas, marchas populares ou um concurso de fotografia.

IMG_3766

O presidente da APBC referiu ainda que, após “várias reuniões”, conclui-se que a instalação de uma guarda de honra em frente à Igreja de Santa Cruz (onde estão os restos mortais de D. Afonso Henriques e D. Sancho I) seria de difícil execução face aos custos “brutais para o Exército”.

Nesse sentido, Vítor Marques propôs a instalação de um lampadário, à imagem daquele que existe no Mosteiro da Batalha e que foi “construído por um grande artista do ferro de Coimbra, Lourenço Chaves Almeida”.

IMG_3763

A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra tem sobrevivido graças ao apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

No entanto,  comerciantes presentes no Salão Brazil criticaram a postura da município, acusando a câmara de não promover, limpar e iluminar esta área de Coimbra.

A CMC, mentora, associada e praticamente a única fonte de receita da APBC, não se fez representar no encontro que durou cerca de duas horas e meia, ausência que não agradou aos comerciantes.

A APBC tem apenas 70 associados, que pagam, quando pagam, apenas 10 euros por mês, pelo que as actividades que desenvolve dependem do apoio municipal, que no último ano foi superior a 50 000,00 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com