Economia

Agência financeira deve avaliar hoje rating de Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-08-2022

 A agência de notação financeira DBRS, que avalia atualmente a dívida soberana portuguesa em “BBB” (alto) e perspetiva ‘positiva’, deverá pronunciar-se hoje sobre o ‘rating’ de Portugal, segundo o calendário previsto.

PUBLICIDADE

Em fevereiro, a DBRS manteve o ‘rating’ de Portugal em “BBB” (alto), mas melhorou a perspetiva de ‘estável’ para ‘positiva’.

A agência justificou a melhoria da perspetiva para Portugal com as vulnerabilidades de crédito do país ligadas à pandemia parecerem “estar a recuar, enquanto as perspetivas macroeconómicas estão a melhorar”.

PUBLICIDADE

publicidade

No relatório, assinalava que apesar do choque abrupto provocado pela pandemia, que levou a uma recessão de 8,4% em 2020, a economia portuguesa conseguiu recuperar no ano passado.

Explicava ainda que o ‘rating’ de Portugal poderia ser revisto em alta se o desempenho macroeconómico do país continuar a melhorar e o peso da dívida pública voltar à trajetória descendente.

PUBLICIDADE

Por outro lado, avisou, a perspetiva poderia ser revista em baixa para ‘estável’ se as perspetivas de crescimento se deteriorarem “significativamente” e poderia cortar o ‘rating’ caso o compromisso político com políticas macroeconómicas sustentáveis diminuir, com impacto para as finanças públicas.

Segundo os analistas consultados pela Lusa, a DBRS deverá manter hoje inalterada a avaliação a Portugal.

O ‘rating’ é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Os calendários das agências de ‘rating’ são, no entanto, meramente indicativos, podendo estas optar por não se pronunciarem nas datas previstas ou avançarem com uma avaliação não calendarizada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE