Economia

Agência Espacial Europeia apela à apresentação de projetos de empresas portuguesas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-03-2017

Está aberta uma nova edição da Small ARTES Aplications Permanente Open Call (Small ARTES Apps), coordenada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) no âmbito das atividades da Plataforma Embaixadora do Programa ESA ARTES Applications , com o apoio da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e  Tecnologia (FCT).

PUBLICIDADE

unnamed (5)
A Small ARTES Apps tem por objetivo estimular a apresentação de ideias para  a utilização de tecnologias espaciais, como comunicações ou navegação por satélite, observação da terra e voos espaciais tripulados em mercados como transporte, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança. As candidaturas podem assentar na melhoria de processos e serviços operacionais já existentes ou criando novas aplicações e serviços.

Além do financiamento, os projetos seleccionadas são também apoiadas pelo IPN, na qualidade de Embaixadores do Programa ARTES, tanto no estudo da viabilidade financeira (na área do desenvolvimento do negócio, nomeadamente trabalhando em conjunto com potenciais clientes, entre outras) e técnica no âmbito do projeto ARTES SatCom (utilizando apenas a comunicação por satélite) ou do Integrated Applications Promotion (IAP), com a combinação de, pelo menos, duas tecnologias espaciais.

PUBLICIDADE

publicidade

Até à data, o IPN enquanto Embaixador do Programa ARTES em Portugal já apoiou 6 projetos em áreas tão diversas como a Agricultura, Space Weather, Energia, Recursos do Mar, entre outros.

É incentivada a apresentação de projetos que aproveitem a  condição de Portugal como ponte com os países de língua portuguesa. Com efeito, as relações de proximidade (institucionais, empresariais e educativas) justificam plenamente a aposta no potencial empresarial de projetos que abordem problemas em Angola, Moçambique ou Cabo Verde ou que tenham aplicação na área marítima, nomeadamente no Oceano.

PUBLICIDADE

As propostas selecionadas têm um financiamento de até 25 mil euros. O prazo para submissão termina a 1 de junho de 2017,  devendo as candidaturas ser submetidas aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE