Coimbra

Amílcar Falcão defende mais salas de estudo e condições nas cantinas e residências universitárias

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-01-2019

Amílcar Falcão, candidato a Reitor da Universidade de Coimbra (UC), visitou a Associação Académica de Coimbra (AAC), tendo sido recebido pelo Presidente cessante – Alexandre Amado e pelo Presidente eleito – Daniel Azenha, para a apresentação do seu Programa de Ação para o quadriénio 2019-2023, preconizando a visão de que os estudantes são o ativo mais valioso da UC.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, é dito que “no modelo apresentado pelo candidato a Reitor da Universidade de Coimbra, os estudantes são um eixo fundamental na missão universitária, nos seus vários pilares programáticos: Ensino, Investigação e Inovação, Desafios Societais e Internacionalização”.

Amílcar Falcão ambiciona manter e potenciar novos projetos estratégicos com a AAC: “Quero dar continuidade à parceria de sucesso da iniciativa «Académica Start UC» no âmbito do empreendedorismo; aperfeiçoar a interação entre a UC e AAC no Desporto Universitário; incluir grande parte destas atividades no Suplemento ao Diploma; e envolver os estudantes em projetos de dinamização cultural, voluntariado, inovação social, e outras formas de intervenção cívica”.

PUBLICIDADE

Na área do Ensino, Amílcar Falcão pretende a criação de um “Observatório das Atividades Pedagógicas” que se apresenta como um sistema de monitorização do percurso escolar dos estudantes com vista a otimização do processo de melhoria contínua, a “Iniciativa para a Inovação e Melhoria da Aprendizagem” que visa o desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores e formação pedagógica dos docentes e a “Melhoria das condições das infraestruturas para as atividades de ensino e aprendizagem” de forma a promover uma prática pedagógica de qualidade.

Na reunião com a Associação Académica de Coimbra, Amílcar Falcão defendeu um relacionamento com os estudantes centrado no diálogo e na capacidade de os aproximar das decisões estratégicas da UC, alimentando o debate intergeracional na academia. Assim, firmou a vontade de devolver o Museu Académico aos estudantes através de uma gestão partilhada com a AAC. Comprometeu-se igualmente com o reforço da ação social escolar, nomeadamente através da “revitalização de residências e cantinas universitárias e a criação de mais locais de estudo condignos e com horário alargado”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os estudantes são o bem mais precioso da UC e devemos, por isso mesmo, tudo fazer para os integrar da melhor forma, com uma formação e preparação de excelência para a sua vida pessoal e profissional, desenvolvendo cidadãos críticos e interventivos na sociedade. Serão sempre os maiores embaixadores da Universidade de Coimbra!”, declarou Amílcar Falcão.

Amílcar Falcão, José Pedro Paiva e Ernesto Costa, Duília Fernandes de Mello e Yang Chen são os 5 candidatos a reitor da Universidade de Coimbra.

A eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra deverá ocorrer no dia 11 de fevereiro de 2019.

Entre a apresentação das candidaturas  e a eleição, realiza-se ainda uma audição pública dos candidatos e outra pelo Conselho Geral.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE