Coimbra

Aeródromo de Coimbra volta a ser reforçado com meios aéreos para combate a incêndios

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-03-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto ser novamente base de meios aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), durante o período de incêndios, acolhendo, em permanência, um helicóptero ligeiro e dois aviões anfíbios médios que reforçam, assim, o dispositivo de combate a incêndios na região de 15 de abril a 15 de novembro. Essa operacionalização corresponde a um encargo para a autarquia superior a 160 mil euros, que é justificável pelo interesse público que a instalação deste dispositivo na região representa. A aprovação desta proposta pressupõe, como habitualmente, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a CM Coimbra e a ANEPC.

PUBLICIDADE

O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto vai voltar a acolher meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2021 (DECIR2021), ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios que se avizinha, mais concretamente desde 15 de abril até 15 de novembro. O aeródromo municipal vai, assim, dispor, tal como no ano passado, de um helicóptero ligeiro, para ataque inicial nas ignições que possam surgir em Coimbra ou nos concelhos limítrofes, e dois aviões anfíbios médios, para ataque ampliado a ocorrência de incêndios rurais que possam surgir em todo o território nacional. 

Os meios aéreos vão ficar posicionados no aeródromo, reforçando o dispositivo de combate a incêndios na Região Centro, sensivelmente de abril e novembro. No âmbito desta cooperação, a autarquia assume os encargos, sob a forma de isenção de taxas e apoios necessários para a concretização do DECIR2021, no montante de 160.664,11 euros. Agora que a proposta foi aprovada, deverá formalizar-se através da assinatura de um protocolo de colaboração entre a CM Coimbra e a ANEPC.

PUBLICIDADE

Um acordo que tem vindo a ser celebrado nos últimos anos. O ano passado, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado salientou que este protocolo tem “um objetivo importante para Coimbra, para a região e para o país”. “A infraestrutura aeroportuária que temos, o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, é para ser utilizada em fins de interesse público, objetivo e importante” como é o caso do acolhimento operacional do dispositivo de combate aos fogos da ANEPC, que “é sempre bem-vindo”, sublinhou o edil.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE