Política

Advogados consideram “totalmente desnecessário” parecer da PGR sobre votação

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-01-2022

A Ordem dos Advogados considerou hoje “totalmente desnecessário” o pedido de parecer ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o voto dos eleitores em isolamento devido à covid-19 nas legislativas de 30 de janeiro.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Advogados (OA) disse que tal pedido foi “totalmente desnecessário” uma vez que “a questão jurídica sempre foi extremamente clara e isenta de quaisquer dúvidas”, pois, conforme reconhece o parecer, a resolução do Conselho de Ministros que decreta o confinamento de cidadãos não se pode sobrepor à Constituição e à lei eleitoral, “não sendo assim possível impedir os cidadãos confinados de exercer o seu direito de voto”.

Luís Menezes Leitão entende, no entanto, que o Governo não se limitou a colocar questões jurídicas, tendo perguntado ainda à PGR quais as condições que os cidadãos devem observar para exercer o direito de voto.

PUBLICIDADE

“Ora, essa é uma questão logística, que não é manifestamente da competência da PGR e deveria ter sido resolvida pelo Governo, a quem caberia garantir o exercício do direito de voto em condições de segurança. No próprio parecer reconhece-se isso, referindo que o Conselho Consultivo da PGR não se encontra credenciado senão para emitir parecer restrito a matéria de legalidade, conforme resulta do Estatuto do Ministério Público”, referiu Menezes Leitão.

Apesar disso, apontou o bastonário, o parecer da PGR efetua “ponderações” como “ilustração da margem de competência que, neste domínio, assiste ao Governo”, ao abrigo do artigo 199 da Constituição.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito dessas “ponderações”, assinalou, o parecer reconhece que “estando regulado o horário de funcionamento das assembleias de voto, a que podem aceder livremente os cidadãos eleitores, não pode ser determinada a restrição do horário de funcionamento para determinada categoria de eleitores, no caso para os eleitores em regime de confinamento obrigatório”.

De acordo com o bastonário, o parecer admitiu, no entanto, que a Administração eleitoral possa fazer uma recomendação de horário, “visando diminuir o período em que eleitores confinados e não confinados permanecerão no mesmo espaço”.

O Governo fez essa recomendação, sugerindo que os eleitores confinados votem entre as 18:00 e as 19:00 horas.

Menezes Leitão alertou que essa recomendação envolve vários tipos de problemas. O primeiro é que esse “período de uma hora é muito curto, admitindo-se que no dia 30 de janeiro possam estar em confinamento mais de 500 mil pessoas, gerando enormes filas para votar, o que pode perturbar o normal encerramento das urnas”.

O segundo é o de que em confinamento estarão não apenas os doentes com covid-19, mas também os infetados por SARS-CoV-2 e as pessoas sob vigilância ativa.

“Ora, não nos parece que faça qualquer sentido colocar no mesmo horário de voto doentes, infetados e pessoas sob vigilância. Na verdade, grande parte das pessoas sob vigilância não estarão infetadas, mas poderão ficar nesse processo ao serem juntas com doentes e infetados”, acrescentou o bastonário.

Por último, Menezes Leitão referiu que este período de horário pode implicar que as pessoas não confinadas se abstenham de votar a partir das 18:00 por receio de se cruzarem com infetados, o que pode levar a um aumento da abstenção.

“Tal só confirma que não foi de todo adequado o Governo procurar remeter para a PGR a definição das soluções logísticas do processo eleitoral, quando lhe caberia a sua definição e implementação. Perdemos semanas neste processo, que poderiam ter sido muito úteis em definir uma estrutura logística adequada que permitisse a realização do voto em segurança para todos”, concluiu o bastonário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE