Coimbra

Advogado em Lisboa lidera lista do Aliança em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-07-2019

João Navega é o cabeça de lista do Aliança pelo círculo eleitoral de Coimbra.

PUBLICIDADE

Navega, com escritório de advogado em Lisboa, será a terceira escolha de Pedro Santana Lopes.

Notícias de Coimbra sabe que o ex-líder do PSD sondou um antigo deputado à Assembleia da República e um consultor de comunicação com fortes ligações à Académica para a liderança da lista de Coimbra, mas que estes recusaram o convite.

PUBLICIDADE

O número 1 do Aliança, com raízes em Coimbra,  é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

É advogado desde 1984, sócio fundador da sociedade de advogados Seara, Seixas, Costa, Neto, Navega, Coelho, Gamboa, Vaz e Associados e da CSA – Correia, Seara, Caldas, Simões e Associados, Sociedade de Advogados R.L. 

PUBLICIDADE

publicidade

Foi Secretário-Geral de várias Associações Empresariais (1984-1989), Secretário-geral da CCP – Confederação do Comércio Português (1989-1992), Secretário-Geral (1992-2001) e Administrador da “Holding” do Grupo Entreposto (2001-2003), Presidente do Conselho de Administração da “Companhia de Moçambique, SARL” (2001-2004), Administrador da “Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa” e Presidente do Conselho de Administração da “APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A.” (2004-2005), Director do Gabinete do Investidor da AMBELIS – Agência para a Modernização Económica de Lisboa, S.A. (2005-2007),Consultor e Administrador de empresas em Moçambique,Vereador da Câmara Municipal de Lisboa (2009-2013), Presidente da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (desde 2009) e Sócio-gerente da ACI – Africa Capital Investments, Limitada, em Moçambique (desde 2010).

O antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD) Jorge Nuno Sá vai ser o cabeça de lista da Aliança por Viana do Castelo e a antiga deputada do PSD Adriana Aguiar Branco será candidata pelo Porto, anunciou o partido.

O partido tem divulgado os cabeças de lista dos vários círculos às eleições legislativas de 06 de outubro, sendo já conhecido que o presidente, Pedro Santana Lopes, será cabeça de lista por Lisboa e o diretor executivo, Luís Cirilo, por Braga.

Pelo Porto, a Aliança indicou o vice-presidente Bruno Ferreira Costa para cabeça de lista, seguido da antiga dirigente social-democrata Adriana Aguiar Branco.

Também Jorge Nuno Sá foi dirigente nacional do PSD, tendo liderado a juventude do partido há mais de uma década. Em 2017, desfiliou-se do partido, tendo integrado a Aliança.

Autarca na sua terra natal, Viana do Castelo, Jorge Nuno Sá foi também eleito deputado à Assembleia da República pelo PSD.

No final de junho, o Senado (órgão máximo entre congressos) aprovou também os nomes de Carlos Medeiros por Setúbal, Joaquim Sousa pela Madeira, Jorge Medeiros pelos Açores, Ana Camilo por Castelo Branco, Ana Rosado Fonseca por Évora, Odília Lopes por Faro, Rui Sousa por Santarém, Maria João Gaspar por Vila Real e Pedro Escada por Viseu.

Por Santarém, a Aliança apresenta como número dois o toureiro Pedrito de Portugal.

Os mais recentes nomes apresentados pelo partido são António Cortez Lobão (cabeça de lista por Beja), Carlos Silvestre (por Bragança), João Navega (Coimbra), Joana Ferraz (Leiria), Carlos Carolino (Portalegre), António Marques Costa (Europa) e Tiago Sousa Dias (pelo círculo Fora da Europa).

Fonte oficial da Aliança disse à agência Lusa que esta força política vai apresentar candidatos a todos os círculos eleitorais, pelo que os restantes cabeças de lista serão apresentados “em breve”.

Em comunicado enviado às redações, a Aliança refere que “é propósito firme” do partido “praticar a rotatividade dos seus eleitos, à semelhança do que fazem outros partidos da esquerda parlamentar”.

Esta força política chegou a ser desafiada pelo partido Nós, Cidadãos! para concorrerem juntos às legislativas, mas decidiu declinar o convite por “não estarem reunidas as condições necessárias à efetivação de uma coligação pré-eleitoral”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE