Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Adminstração do CHUC pede “urgência” na criação de nova maternidade

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-11-2020

rlosO presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) afirmou hoje que a construção de uma nova maternidade na cidade é “urgente” e que já “peca por tardia”.

PUBLICIDADE

A construção de uma nova maternidade na cidade é uma decisão “que já peca, nesta altura, por tardia”, afirmou o presidente do CHUC, Carlos Santos, quando questionado pela agência Lusa no final de uma visita à Maternidade Bissaya Barreto, que integra, juntamente com a Maternidade Daniel de Matos, o centro hospitalar.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não tenho indicação da tutela [de quando será construída], mas esse momento é sentido por todos nós como uma necessidade urgente. Sobre essa matéria não há dúvidas da parte de ninguém sobre uma decisão urgente sobre a questão da localização do novo serviço de obstetrícia e neaonatologia”, vincou.

Segundo Carlos Santos, os desafios que o CHUC tem de enfrentar de momento com a pandemia vincam ainda mais a necessidade de ser tomada uma decisão “rapidamente”, a partir de “critérios técnicos e clínicos”.

PUBLICIDADE

O presidente do conselho de administração vincou ainda que a decisão tem de ser tomada a partir de “uma visão a longo prazo”, para que a opção tomada seja “correta, racional e entendida por todos”.

A visita à Maternidade Bissaya Barreto surgiu após obras de remodelação de uma área para assegurar a separação de circuitos para grávidas com covid-19, garantindo condições de segurança e conforto para todas as utentes.

Segundo a diretora do serviço de Obstetrícia B, Céu Almeida, é criado agora um circuito independente para grávidas e puérperas com sintomas de covid-19, podendo o teste ser feito no local, havendo um piso da maternidade dedicado a grávidas que testaram positivo.

“Com esta remodelação, temos um circuito exclusivo, de entrada exterior para grávidas potencialmente infetadas, garantindo a segurança para todas. Sente-se alguma insegurança e as grávidas estão a vir cada vez mais tarde para a urgência. Pensam que não têm segurança, mas há condições, seja para grávidas infetadas ou grávidas sem infeção”, frisou a diretora do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia, Reprodução e Neonatologia, Teresa Almeida Santos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com