Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Quer ir à pesca ao Achigã?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-04-2017

É já no próximo dia 20 de maio que tem início o primeiro “Circuito de Pesca Aldeias do Xisto”, uma prova internacional de Pesca Embarcada ao Achigã que promete colocar a Albufeira do Cabril, um dos principais palcos da Pesca ao Achigã em Portugal como referência mundial desta competição.

PUBLICIDADE

achiga
Trata-se de um Circuito que engloba seis concelhos da zona do Pinhal (Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Vila de Rei e Sertã) com génese numa proposta em boa hora apresentada pelo Município Pedroguense, prontamente acarinhada pelos restantes concelhos e pela ADXTUR enquanto agência de turismo das aldeias do Xisto, com destaque a nível mundial e de capital importância na organização, apoio de fundos comunitários e projeção internacional deste evento. Os custos não financiados do “Circuito de Pesca Aldeias do Xisto” serão divididos pelos seis municípios envolvidos no evento.

 

PUBLICIDADE

publicidade

A prova  está, segundo a organização,  a gerar enormes espectativas, quer pela excelência da organização e dos locais da competição, quer pelos apetecíveis prémios em disputa, de onde destacamos o prize money de 4.999 e 2.500 euros por pescador para o primeiro e segundo classificado, respetivamente, mais material de pesca e troféus. Sendo que também até ao 5º classificado haverá prémios monetários, mais troféus e material de pesca. Entre o 6º ao 10º lugar, haverá troféus e material de pesca. A estes prémios há ainda a acrescentar os prémios monetários em cada uma das seis provas do Circuito, além de mais material de pesca e troféus.

 

PUBLICIDADE

Está prevista a presença de muitos concorrentes estrangeiros, principalmente espanhóis e franceses e respetivo staff, que prometem animar a região com esta atividade turística, recreativa e desportiva.

 

Relativamente às provas, em particular, Pedrógão Grande recebe a sua competição no próximo dia 23 de julho na Albufeira do Cabril, em Vale de Góis. Albufeira que também será palco (Álvaro e Vilar de Amoreira) das provas de Oleiros e Pampilhosa da Serra, dias 20 de maio e 17 de junho, respetivamente. Já a Albufeira de Castelo de Bode será palco das provas de Figueiró dos Vinhos (Foz de Alge), Vila de Rei (Fernandaires) e Sertã (Trízio), dias 5 de agosto, 23 de setembro e 28 de outubro, respetivamente.
“Seguindo uma política de apoio a iniciativas que promovam e potenciem o concelho e que contribuam para a dinamização das atividades socioeconómicas da região onde as condições naturais são um recurso económico estratégico, neste caso através do desporto e do turismo, o Município de Pedrógão Grande promove e associa-se a estes eventos, através da prestação de apoio logístico e também financeiro”,  afirma o Presidente Valdemar Alves, que realça também “a cooperação entre os seis municípios do Pinhal” que “através do estímulo à capacidade de inovar fomenta uma abordagem integrada de desenvolvimento territorial, afirmando-se como espaço de múltiplas oportunidades em sectores como o turismo da natureza e ambiente, ao mesmo tempo que se posiciona para novos desafios de desenvolvimento, apostando na valorização de fatores diferenciadores, neste caso relacionados com o potencial das suas paisagens e elementos naturais e que permitam a afirmação da Região”.

 
O Município Pedroguense faz ainda questão de realçar a colaboração do Clube Náutico de Pedrógão Grande na organização do Circuito e na prova local.

 

Salienta-se que esta é uma competição internacional de Pesca Embarcada ao Achigã, sem morte, onde apenas são válidos à pesagem os exemplares de achigã que forem apresentados vivos e em bom estado de conservação, de modo a serem libertados ao rio nas melhores condições de sobrevivência, fiéis aos princípios do pescador desportivo na defesa do meio ambiente e as suas espécies com a prática de uma pesca desportiva ética e responsável.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com