Saúde

Acha (mesmo) que sabe o que são aqueles fios da banana?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 04-06-2023

A banana é uma fruta rica em vitaminas e que o ajuda a manter-se alimentado durante algum tempo. Mas há quem aproveite tudo e há quem lhe tire partes importantes. 

PUBLICIDADE

Há pessoas que retiram os fios que envolvem as bananas – os floemas. “O floema da banana é um tecido existente que transporta nutrientes e água, permitindo o crescimento e amadurecimento da planta. Nutricionalmente assemelham-se à constituição da banana, pelo que até são vantajosos”, explica a nutricionista Ana Rita Lemos, do Hospital Lusíadas Lisboa.

Se está a retirar os fios da banana, provavelmente é por não gostar da textura. “A evidência sugere que podem trazer mesmo alguns benefícios para a saúde”, completa Joana Bernardo, nutricionista da Fisiogaspar.

PUBLICIDADE

A banana não é caso único. Há outras frutas que também têm floemas, como as laranjas, as tangerinas ou as clementinas. E esta parte tem um papel fundamental: “agem como transporte de nutrientes para que a fruta tenha o sabor delicioso, e por isso são fonte de vitaminas, minerais e água”, conta Daniela Duarte, nutricionista da Agita Kalorias.

“Não existem alterações nutricionais significativas entre os fios da banana (tecido floema) e a banana em si, pelo que podem ser consumidos por constituírem uma fonte importante de fito nutrientes, vitaminas, compostos fenólicos e minerais, como fósforo, sódio, cálcio, ferro, cobre, zinco, potássio e magnésio”, atesta Ana Rita Lemos.

PUBLICIDADE

publicidade

A banana é ótima amiga para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibra. Mas também ajuda a regular a glicémia e a promover a sensação de saciedade. E os floemas, que são parte dela, só ajudam.

Há uma parte da banana que o macaco não costuma aproveitar: a casca. Mas pode aproveitá-la. Basta triturá-la. A sugestão das nutricionistas, que a CNN Portugal cita, é que possa ser utilizada na massa de bolos e bolachas, batidos, gelados caseiros de fruta ou mesmo em puré de fruta. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE