Vamos

Aceita o desafio de ler histórias de mulheres perseguidas durante a Inquisição na Baixa de Coimbra?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-03-2023

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) desafia a comunidade do Clube de Leitura Teatral de Coimbra a ler alto e coletivamente. Autos Sem Fé é o nome da leitura participativa de e com Elizama Almeida e Mafalda Lalanda, na sexta-feira, 31 de março, às 19:00, no largo da Igreja de São Bartolomeu, na Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta leitura participativa, em coprodução com o TAGV e 23 Milhas. parte da pesquisa no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em busca dos processos de mulheres inquiridas.

Acontece ao ar livre e a escolha do espaço não foi por acaso. A performance assinala a extinção do Tribunal do Santo Ofício, em 31 de março de 1821. A Inquisição perseguiu, violentou e torturou mulheres: “Violante tinha 30 anos e seu crime era ser judia. Rosa casou-se pela segunda vez e foi por isso condenada. A Freira Clara foi proibida, para sempre, de falar. Brites tinha apenas 13 anos. Como não há história muda, não há arquivo mudo: Violante, Rosa, Clara, Brites e Antónia não são uma ficção”, refere na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

A participação na leitura é gratuita.

Elizama Almeida e Mafalda Lalanda, poetas materiais recolhem, arquivam e mostram coisas de todo o tipo, às vezes palavras, mas não necessariamente versos e muito menos poemas.

PUBLICIDADE

publicidade

Autos Sem Fé tem origem no seminário Materialidades da Cultura no âmbito do programa de doutoramento Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE