Coimbra

Académica visitada pela PJ no âmbito do Mala Ciao do Benfica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-11-2020

Notícias de Coimbra sabe que a sede da Académica foi visitada no âmbito da operação policial que está  a marcar este dia futebolístico.

PUBLICIDADE

Os inspectores da Polícia Judiciária foram ao Bolão ver documentos das vendas de Pedro Nuno e Chiquinho para o Benfica, procurando informação para o caso Mala Ciao, que tem o clube da Luz como protagonista. 

PUBLICIDADE

Foi possível apurar que a Académica não será citada neste processo Mala Ciao e que se prontificou a colaborar com a  PJ.

Pedro Nuno foi vendido pela Académica ao Benfica, que depois o emprestou ao Tondela,  sendo depois vendido pelos encarnados ao Moreirense.

PUBLICIDADE

publicidade

O Benfica também comprou Chiquinho, que, antes de regresar à Luz, foi cedido ao Moreirense.

A existência de negócios que podem indiciar a existência de contratos paralelos, envolvendo empréstimos de jogadores, é um dos assuntos investigados no âmbito do Mala Ciao.

A SAD do Benfica confirmou hoje as buscas às suas instalações, mostrando-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD confirma a realização de buscas às suas instalações. A Benfica SAD manifesta, como sempre, a sua total disponibilidade para colaborar com as autoridades no esclarecimento das questões suscitadas no âmbito da diligência em curso”, lê-se num curto comunicado das ‘águias’. 

Durante a manhã de hoje, a Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou a realização de 29 buscas: “oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados”.

As buscas, de acordo com o mesmo documento, “decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária”.

“Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento”, refere a PGR, acrescentando que “estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional”.

De acordo com o mesmo comunicado, “investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro”.

Além das SAD, “as investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário)”, devido ao “pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes”.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE