Coimbra

Académica Start UC: Projeto dedicado ao Ensino Secundário pretende envolver os estudantes com as comunidades locais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-12-2019

A Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com a Associação Académica de Coimbra (AAC), acaba de lançar o Projeto “Académica Start UC – Ensino Secundário, uma iniciativa aberta aos estudantes do ensino secundário e profissional com o objetivo de os incentivar a identificar problemas na sua comunidade e a apresentar soluções para os mesmos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As escolas podem candidatar-se até março de 2020.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, a Universidade de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra vão alargar ao ensino secundário e profissional um projeto que pretende envolver os estudantes com as comunidades locais. A iniciativa surge no âmbito da 4.ª edição do Projeto Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC, com o objetivo de sensibilizar, educar e informar os estudantes desta universidade para a inovação e o empreendedorismo. Ao alargar-se pela primeira vez ao ensino secundário e profissional, o Académica Start UC surge agora com o foco na sensibilização, dinamização e reforço da capacidade dos estudantes para o empreendedorismo e inovação social, a partir da sensibilização para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – recorde-se que a Universidade de Coimbra integra a Global Compact desde outubro deste ano. 

Neste âmbito, os estudantes são desafiados a identificar problemas na sua comunidade que vão contra os ODS, assim como a desenvolver ações que alertem a sociedade e a encontrar soluções para combater tais problemáticas. O “Académica Start UC – Ensino Secundário” é aberto a todos os estudantes do ensino secundário e profissional em Portugal, incluindo os dos cursos profissionais, matriculados nos 10.º, 11.º e 12.º anos, ou equivalentes. Cada ano escolar terá de desenvolver o seu trabalho com base em ODS específicos, definidos no regulamento.

PUBLICIDADE

Para poderem participar, as escolas poderão formar uma ou mais equipas com um máximo de 5 estudantes e um docente, o qual terá como missão auxiliar os alunos no desenvolvimento da sua ação. Cada grupo irá escolher um ODS, identificar um problema na sua comunidade (escola ou município) e desenvolver uma ação de sensibilização. Todos os trabalhos terão de ser registados em vídeo, o qual será avaliado por um júri. Os cinco melhores vídeos serão apresentados a votação do público, que ajudará a encontrar as equipas vencedoras.

O objetivo desta primeira edição do “Académica Start UC – Ensino Secundário” é formar cerca de 2000 estudantes, o que representa cerca de 1% dos alunos do ensino secundário nacional. As candidaturas já estão abertas e deverão ser feitas em formulário disponibilizado no site www.academicastartuc.com, até ao dia 29 de março de 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE