Académica com energia suficiente para apagar Paços de Ferreira no escurinho do Calhabé

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-10-2017

A Académica eliminou hoje o Paços de Ferreira da Taça de Portugal de futebol, num jogo que se arrastou por mais de três horas, com inúmeras falhas de iluminação e prolongamento, antes de se concluir com triunfo dos ‘estudantes’ por 2-1.

PUBLICIDADE

No Estádio Cidade de Coimbra, o último jogo da terceira eliminatória teve várias paragens devido a cortes de energia motivados pelos incêndios que assolam o distrito. Nos ‘intervalos’, o Paços marcou primeiro e a equipa da casa, a militar na II Liga, operou a reviravolta quando já estava reduzida a 10 unidades.

O Paços de Ferreira, equipa da I Liga, colou-se em vantagem no período de compensação da primeira parte, aos 45+7, por Luiz Phellype, mas a ‘briosa’ chegou à igualdade nos extensos descontos do segundo tempo, aos 90+11, através de uma grande penalidade convertida por Nélson Pedroso.

PUBLICIDADE

O golo da vitória da Académica foi apontado no prolongamento, aos 109 minutos, por Marinho, numa altura em que a equipa de Coimbra jogava com menos um, devido à expulsão de Ricardo Dias a fechar a primeira parte do tempo extra.

A Académica, histórica vencedora da primeira edição da Taça, foi sempre mais perigosa durante toda a primeira parte. Aos 13 minutos, o avançado Diogo Ribeiro, que hoje foi aposta inicial, poderia ter aberto o ativo, num remate em rotação dentro da área levou a bola a rasar o poste mais distante de Rafael Defendi.

PUBLICIDADE

publicidade

Dois minutos depois, uma falha parcial na iluminação do estádio obrigou à interrupção da partida por nove minutos. Praticamente no recomeço, Diogo Ribeiro voltou a estar próximo do golo, mas o remate voltou a sair ao lado, quando seguia isolado para a baliza.

O mesmo avançado esteve em destaque aos 28 minutos ao rematar cruzado, já fora do alcance do guarda-redes pacense, mas a bola bateu no poste e ressaltou para as mãos de Defendi.

Aos 36 minutos, o jogo voltou a parar por mais dois minutos devido a nova falha de iluminação.

A ‘briosa’ voltou a dispor de excelente ocasião para marcar, aos 45 minutos, numa jogada de Diogo Ribeiro, que ganhou a bola a meio-campo, e galgou até à baliza contrária acompanhado por Chiquinho, que depois de receber a bola rematou por cima.

O Paços de Ferreira, que ainda não tinha desfrutado de nenhuma ocasião flagrante, marcou aos 45+7, na sequência de um pontapé de canto, em que Luiz Phellype se antecipou de cabeça ao guarda-redes da Académica e inaugurou o marcador.

Na segunda parte, os ‘estudantes’ voltaram a pegar no jogo, mas sem criar grandes ocasiões flagrantes para chegar à igualdade.

Por sua vez, o Paços de Ferreira dispôs de uma grande penalidade, aos 74 minutos, a castigar eventual falta de João Real sobre Luiz Phellype. Na marcação, o mesmo jogador permitiu a defesa do guarda-redes Guilherme.

Já mesmo em cima do apito final do árbitro, que concedeu 10 minutos de descontos devido às falhas da iluminação, Ki foi alegadamente derrubado na área pacense pelo guarda-redes Rafael Defendi e ganhou uma grande penalidade. Nélson Pedroso não falhou a transformação (90+11) e forçou o prolongamento.

Na primeira parte do tempo extra, marcada por novas interrupções e quase nenhum futebol, a Académica ficou reduzida a 10 elementos por expulsão do médio Ricardo Dias, por acumulação de amarelos.

Mesmo assim, foi a equipa de Coimbra a procurar chegar ao golo, o que aconteceu aos 109 minutos, numa jogada de contra-ataque começada e finalizada por Marinho, que dentro de área ‘fuzilou’ a baliza pacense, após o cruzamento atrasado de Balogun.

Os responsáveis do Paços de Ferreira reclamaram bastante o lance, uma vez que no desenrolar da jogada se verificou uma falha parcial da iluminação.

A Direcção da Académica afirma que a anomalia está relacionada com os fogos que lavram na região

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Académica – Paços de Ferreira, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Luiz Phellype, 45+7 minutos.

1-1, Nélson Pedroso, 90+11 (grande penalidade).

2-1, Marinho, 109.

 

Equipas:

– Académica: Guilherme, Mike, João Real, Zé Castro, Nélson Pedroso, Ricardo Dias, Chiquinho (Ki, 56), Guima, Harramiz (Marinho, 67), Balogun e Diogo Ribeiro (Djoussé, 73).

(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Empis, Marinho, Ki, Djoussé, Yurie Tozé Marreco).

Treinador: Ivo Vieira.

– Paços de Ferreira: Rafael Defendi, Francisco Afonso, Rui Correia (Baixinho, 67), Miguel Vieira, Bruno Santos, André Leão, Vasco Rocha, Mabil (Medeiros, 56), Pedrinho, Xavier (Mateus, 90+5) e Luiz Phellype.

(Suplentes: Mário Felgueiras, Baixinho, Medeiros, Mateus, Welthon, Andrézinho e Bruno Moreira).

Treinador: Vasco Seabra.

 

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Xavier (40), Ricardo Dias (90+8 e 105+17), Rafael Defendi (90+10), Guima (105+6). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ricardo Dias (105+17).

Assistência: Cerca de 2.000 espetadores.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE