Desporto

Académica continua a caminho do Jamor

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-11-2013

A  nossa Académica de Coimbra,  que como se sabe joga na I Liga, foi obrigada a horas extraordinárias para assegurar a passagem aos oitavos de final da Taça, já que só conseguiu afastar o Académico de Viseu, do segundo escalão, por 4-3, no desempate por grandes penalidades.

PUBLICIDADE

Depois de 90 minutos sem golos, as duas equipas chegaram ao final do prolongamento com um empate 1-1. Na marcação das grandes penalidades, Ricardo foi decisivo para os “estudantes”, ao defender os remates de Diogo Alves e Luisinho.

O FC Porto também assegurou hoje a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol ao afastar o Vitória de Guimarães, detentor do troféu, com um triunfo por 2-0, em Guimarães.

PUBLICIDADE

Fernando e Jackson Martinez, que regressou aos golos após um jejum de quatro jogos, deram a vantagem ao FC Porto, ainda no primeiro tempo, em jogo que ficou ainda marcado com a expulsão de Mangala.

A quarta eliminatória da Taça, que se estende até 04 de dezembro, está a decorrer de forma previsível, sem os ditos “tomba gigantes”, e com as equipas do escalões superiores a afastarem as dos inferiores.

PUBLICIDADE

publicidade

As equipas do Campeonato Nacional de Seniores (CNS), vulgo terceiro escalão, já caíram todas – exceção feita ao Fafe que ainda recebe o Desportivo das Aves a 17 de novembro, em jogo da quarta ronda – o mesmo acontecendo com as da II Liga que defrontaram equipas da I Liga.

Depois do apuramento de Benfica, Gil Vicente, Arouca e Penafiel (II Liga), no sábado, hoje juntaram-se ao grupo FC Porto, Académica de Coimbra, Sporting de Braga, Marítimo, Rio Ave, Vitória de Setúbal e Estoril-Praia.

O Sporting de Braga afastou o Olhanense num jogo entre primodivisionários que foi sentenciado com um “bis” de Rafa, aos 87 e 90+3 minutos, já quando as equipas se preparavam para o prolongamento.

Éder, com um golo no primeiro minuto, colocou o Sporting de Braga cedo em vantagem (0-1), mas Paulo Regula empatou aos 50 minutos (1-1).

A turma de Jesualdo Ferreira, vinda de quatro derrotas seguidas na I Liga (com um triunfo para a Taça, sobre o Gafetense, pelo meio), segue assim para os oitavos de final com o triunfo em Olhão.

O Marítimo garantiu também a passagem para a próxima fase da prova ao vencer a AD Oliveirense, por 3-0, no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Luís Olim inaugurou o marcador (1-0), logo aos quatro minutos, Heldon dilatou a vantagem (2-0), aos 44, e Derley fixou o resultado final (3-0), aos 92, frente à formação do CNS.

O Estoril-Praia, da I Liga, garantiu a permanência na Taça ao vencer no recinto do Famalicão, também do terceiro escalão, com um golo solitário de Sebá (1-0), já no decorrer do prolongamento.

O Famalicão, apesar de militar na série B do CNS – é o atual quarto classificado – entrou muito melhor no jogo perante o “europeu” Estoril-Praia, atual sexto classificado da I Liga, que só despontou na segunda parte.

Em Vila do Conde, o Rio Ave, da I Liga, afastou o Sertanense, do terceiro escalão, por 4-2, num encontro em que os vila-condenses marcaram os quatro golos na primeira parte.

A equipa da Sertã ainda teve uma boa reação no segundo tempo, apontando dois tentos logo após o reatamento, e enviando, de seguida, uma bola ao poste, mas os donos do terreno conseguiram restabelecer-se e impedir o “sonho” do Sertanense.

O primodivisionário Vitória de Setúbal garantiu o apuramento para os “oitavos” ao vencer o Santa Maria, do CNS, por 2-1, no Estádio do Bonfim.

Cohene, com um cabeceamento aos 17 minutos, e um “mergulho” de Cardozo, aos 45, colocaram os sadinos na frente do marcador, que sofreu uma alteração com um grande golo de Alex, aos 84.

O Atlético, da II Liga, apurou-se hoje para os oitavos de final da Taça ao vencer no recinto da Camacha (CNS), por 2-1, após prolongamento, selando a eliminatória com um golo de Rui Varela, na conversão de uma grande penalidade.

O Atlético, 19.º classificado da II Liga, foi comandado pelo técnico adjunto Carlos Pereira, na sequência da saída do espanhol Gorka Etxeberria, e venceu a equipa madeirense, quarta colocada da Série C do CNS.

A quarta eliminatória da Taça de Portugal fica concluída com a realização dos jogos entre Fafe e Desportivo das Aves e entre Tondela e Paços de Ferreira, a 17 de novembro, e entre Sporting da Covilhã e Leixões e entre Beira-Mar e Feirense, ambos a 04 de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE