Desporto

AAC/OAF tem problemas com nome para SDUQ que ainda não está registada

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 03-06-2013

Notícias de Coimbra sabe que o Instituto de Registos e Notariado indeferiu o pedido da AAC/OAF para registar a firma Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol SDUQ, Unipessoal Lda.

PUBLICIDADE

No entanto, o IRN aceitou depois a inscrição, a título provisório, da sociedade Académica de Coimbra – Futebol SDUQ, Lda, com o nº de Pessoa Colectiva 510715036,  que, em princípio, deve ser a designação a adoptar pela empresa que a AAC/OAF está obrigada a criar para  poder jogar na Primeira Liga, cumprindo assim o estipulado no  Decreto-Lei n.º 10/2013, em vigor desde 1 de Junho.

Notícias de Coimbra apurou junto da Conservatória do Registo Comercial de Coimbra que não se encontra registada nenhuma empresa com este nome, o que deixa antever que a SDUQ  ainda não deve ter sido constituída, numa altura em que passaram 10 dias sobre a data em que os sócios da AAC/OAF decidiram que este é o melhor modelo societário.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que nos termos da nova legislação  a futura Sociedade Desportiva terá de possuir um capital mínimo de 50 000.00 Euros, que dever ser constituído por uma quota indivisível que pertence integralmente ao clube fundador, estando obrigada a ter no mínimo um gestor executivo, estando o(s) mesmo(0) obrigados dedicar -se a tempo inteiro à gestão da sociedade.

O clube fundador pode transferir para a sociedade  desportiva, no ato de constituição desta, ou em momento  posterior, a totalidade ou parte dos direitos e obrigações  de que é titular que se encontrem afetos à participação nas  competições desportivas profissionais da modalidade ou  modalidades que integram o objeto da sociedade.

PUBLICIDADE

De acordo com o previsto na Lei,  são obrigatória e automaticamente transferidos para a  sociedade desportiva os direitos de participação no quadro  competitivo em que estava inserido o clube fundador, bem  como os contratos de trabalho desportivos e os contratos  de formação desportiva relativos a praticantes da modalidade ou modalidades que constitui ou constituem objeto da sociedade.

Se assim o entender, a AAC/OAF pode transferir para a SDUQ a exploração do bingo.  A transferência de passivos também é permitida, mas deve ser acompanhada de transferência de ativos, de valor, pelo menos, equivalente àqueles, sendo obrigatoriamente  avaliados por Revisor Oficial de Contas.

Como a Lei entrou em vigor a 1 de Junho, se as  competições profissionais  da época desportiva de 2013/2014 tivessem início imediato a Académica estava impedida de participar nos escalões profissionais do futebol português. Esta situação  está a causar alguma apreensão junto de alguns sócios da briosa, que receiam que a constituição da sociedade não esteja concluída antes do final do prazo de inscrição na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A preocupação dos sócios em relação ao futuro da Académica aumenta quando verificam que já passaram 10 dias desde a data em que  Presidente  da Direcção terá solicitado ao líder da Assembleia Geral a  marcação de uma AG Extraordinária, cuja convocatória ainda não foi efectuada por Fernando José Oliveira, não se conhecendo, por isso, o que é que deseja José Eduardo Simões, que se tem mantido em silêncio desde que a sua proposta de SAD foi rejeitada pelos sócios da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE