Académica e Académico “anulam-se” na corrida pela subida à I Liga

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-01-2018

Dois dos principais candidatos à subida à I Liga de futebol, Académica e Académico de Viseu, segundo e terceiro classificados da II Liga, respetivamente, anularam-se em Coimbra, onde empataram 1-1, em encontro da 20.ª jornada.

PUBLICIDADE

A Académica entrou melhor no jogo e dominou por completo os primeiros 10 minutos, remetendo o adversário para o seu meio-campo, mas na primeira vez que se aproximou da grande área dos ‘estudantes’, o Académico inaugurou o marcador, por Avto, aos 13 minutos, numa fífia do jovem defesa central Tiago Duque.

A jogarem em casa, os ‘estudantes’ assumiram a iniciativa de jogo e tiveram largos períodos de domínio, embora sem criar situações claras de golos, perante um adversário que apostou em defender de forma compacta e em explorar o contra-ataque.

PUBLICIDADE

publicidade

Aos 81 minutos, os viseenses Sandro Lima e Barry tiveram mesmo nos pés o segundo golo, mas nenhum conseguiu desviar a bola para a baliza, depois do guarda-redes Ricardo Ribeiro ter falhado a interceção ao cruzamento de Avto.

Em cima do minuto 90, o ‘talismã’ Marinho empatou o jogo, num remate dentro de área, depois de Djoussé ter ‘ajeitado’ a bola de cabeça, no seguimento de um cruzamento da direita de Luisinho, pondo alguma justiça no marcador.

PUBLICIDADE

Com este empate, a Académica e o Académico de Viseu mantiveram as posições relativas na classificação, em segundo e terceiro lugares, recetivamente, com 34 pontos, a três do líder FC Porto B, que não pode subir e desloca-se no domingo a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente, a partir das 11:15.

Por seu lado, o Sporting B foi surpreendido em casa pelo Sporting da Covilhã, resultado que não traduz o que se passou em campo, mas que penaliza a falta de eficácia na finalização da equipa ‘leonina’, que não soube materializar em golo as várias ocasiões que criou.

O tento do nigeriano Sodiq Fatai, aos 45+1 minutos, foi suficiente para a equipa serrana dar seguimento ao bom momento que atravessa, com o terceiro triunfo consecutivo e consequente salto na classificação, ocupando agora o sétimo posto, com 30 pontos, enquanto o Sporting B vem de uma série de resultados irregulares, ocupando o 12.º posto, com 25.

A equipa de Alvalade esteve duas vezes à beira de desfazer o nulo, mas Wallyson e Cristian Ponde, bem enquadrados com a baliza, não souberam materializar a tendência do jogo, acabando o Covilhã, já em tempo de compensação, por abrir o marcador. Com a defesa da casa quase toda subida no ataque, Paulinho perdeu a bola e Adul Seidi viu bem a desmarcação de Fatai, que teve frieza para marcar, aos 45+1 minutos.

O segundo tempo trouxe menos espetáculo e menos chances de golo, apesar do encontro continuar em aberto para as duas equipas. O Sporting tentou, pelo menos, o empate, enquanto o Covilhã soube aguentar a vantagem e até esteve de perto de terminar com as esperanças ‘leoninas’, depois de um cabeceamento cheio de intenção do central Zarabi.

Ao contrário do rival da segunda circular, o Benfica B fez valer o fator casa para se impor à Oliveirense por 3-2, depois da derrota na jornada anterior frente ao líder, FC Porto B, por 3-1.

Apesar de terem ficado em desvantagem à passagem do minuto 30, devido a um golo de Diogo Valente, que ‘bisou’ na partida, os benfiquistas, sem o treinador Hélder Cristóvão no ‘banco’, a cumprir castigo, operaram a reviravolta ainda antes do intervalo, com golos de Heriberto e José Gomes.

O inglês Chris Willock aumentou a vantagem para 3-1, aos 59 minutos, e apesar de Diogo Valente ter reduzido para 3-2 aos 65, o Benfica soube gerir a vantagem, mesmo depois de ter ficado em inferioridade numérica, por expulsão de Diogo Mendes, aos 85.

Os três pontos permitiram ao Benfica B, que soma agora 28 pontos, ultrapassar o Sporting B na classificação e subir ao 11.º posto, com 28 pontos, mais três do que o rival, enquanto a equipa de Oliveira de Azeméis, semi-finalista da Taça da Liga, mantém-se no 16.º lugar, primeiro acima da ‘linha de água’, com 22.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE