Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Academias de futsal querem formar “homens”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-06-2016

A P8 apresentou no Parque da Cidade da Mealhada, as suas duas novas academias de futsal, sob o lema “Formar para vencer”, direcionadas para crianças entre os 4 e os 12 anos de idade.

PUBLICIDADE

futsal

Uma das “escolas” irá funcionar, a partir de setembro, no pavilhão desportivo da Antes (Mealhada) e a outra, também a partir de setembro, em Ancas (Anadia), sendo que esta última será a única existente neste concelho.

PUBLICIDADE

publicidade
“Não nascemos para participar em competições federadas. O que pretendemos é influenciar na formação do cidadão de maneira positiva, procurando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico-didáticas pedagógicas, voltadas para o equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva”, explicou Paulo Conceição, coordenador-geral da P8.
“Utilizar o desporto como mecanismo maior para o desenvolvimento psico-físico-social da criança, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico” é outro dos objetivos das duas academias. Paulo Conceição lembrou que nas suas academias de futsal estarão disponíveis técnicos superiores que, entre outros, irão ajudar as crianças a fazer os trabalhos escolares.
“Queremos formar pessoas, disponibilizar uma escola de valores, combater o insucesso escolar, realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futsal, promover a aprendizagem em grupos e proporcionar oportunidade à participação em eventos desportivos e culturais como torneios e campeonatos”, disse o dirigente da P8.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e responsável pelo Desporto concelhio, Guilherme Duarte, salientou a importância da Academia de Futsal P8 pelo ideal que persegue: “mais do que uma escola com o fito da competição, é uma casa de inclusão social, que ensina a evoluir como pessoas. E, só por isso, merece todo o apoio do Município, pelo serviço público que assume”.
João Santos, presidente da União de Freguesias Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro, elogia a aposta da P8 – “sou contra os mercenários do desporto, pelo que este projeto é muito bem-vindo”, explica o autarca – e  lembra que a instalação da nova academia no pavilhão da Antes acaba or ser “benéfica para todas as partes, uma vez que o espaço desportivo encontrava-se sem movimento”.
Arménio Cerca, presidente do Desportivo de Ancas e também diretor da Academia Futsal de Ancas, destaca a importância do projeto para a população local e afirma-se muito esperançado na captação de crianças do concelho de Anadia, mas também dos concelhos vizinhos, designadamente de Oliveira do Bairro.
Os primeiros treinos de captação de futuros praticantes de futsal, para os quatro escalões (4 a 6 anos, petizes; 7 a 8 anos, traquinas; 9 a 10 anos, benjamins; 11 a 12 anos, infantis,) a abrir nas academias da P8, decorrerão nos dias 8 e 22 de agosto, às 18 horas, na Antes, e nos dias 9 e 22 de agosto, à mesma hora, em Ancas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com