Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-04-2020

 

PUBLICIDADE

A melhor forma de prevenir é estar informado. No mês em que se alerta para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, o projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra – Sem Diferenças E7G pede que “sejamos cuidadores dos outros”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este pedido tem ainda mais sentido numa época em que é fundamental manter o distanciamento social para combater a pandemia. Estão todos longe uns dos outros, sem se poder abraçar ou até ficar perto, e enquanto isso muitos estão em casa junto dos seus agressores.

No sentido de chamar a atenção para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, o projeto Sem Diferenças E7G partilhou a história do movimento Laço Azul:

PUBLICIDADE

Em 1989 nos Estados Unidos da América, concretamente no Estado da Virgínia, surgiu o “ Movimento do Laço Azul”.

Este movimento foi criado por Bonnie W. Finney, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo. O neto acabou mesmo por ser assassinado pelos pais. Como maneira de lidar com a dor, atou um laço azul à antena do seu carro.

Escolheu esta cor com a finalidade de representar os corpos magoados e repletos de nódoas negras dos seus dois netos, tornando-se ao mesmo tempo um símbolo de alerta para a luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

O movimento ganhou relevância a nível mundial e enfatiza o efeito da preocupação que cada cidadão pode ter no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, na prevenção, promoção e proteção dos seus direitos

Esta é uma causa abraçada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, que trabalha diariamente para travar os maus-tratos a crianças, bem como todo e qualquer tipo de violência. Desde o acolhimento temporário de crianças em risco, às ações de sensibilização e aos projetos, são várias as atuações da instituição na área. No caso, é o projeto Sem Diferenças E7G a chamar a atenção para a problemática, partilhando a história do Laço Azul.

 

O Sem Diferenças E7G, desenvolvido ao abrigo do programa nacional Escolhas 7ª Geração, visa promover uma mudança educativa e social a médio prazo. O objetivo passa por, consolidando o trabalho desenvolvido pelas escolas, motivar para a continuação da frequência escolar e contribuir, consequentemente, para a redução do abandono escolar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com