Coimbra

AAC alerta Reitoria de Coimbra para problemas de ação social

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-03-2019

A Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou hoje uma campanha que visa alertar a nova equipa reitoral da Universidade (UC) para as principais falhas identificadas pelos estudantes, nomeadamente na Ação Social Escolar.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à comunicação social, a AAC diz ter iniciado esta semana uma campanha que visa alertar para a necessidade de resolver as referidas falhas, “focadas essencialmente na qualidade e quantidade de diversas áreas da Ação Social Escolar e com maior impacto no dia-a-dia estudantil: cantinas, residências e salas de estudo”.

PUBLICIDADE

A campanha, intitulada “Querido, Muda a UC!”, insere-se nas comemorações do Dia do Estudante, celebrado a 24 de março, e, de acordo com Daniel Azenha, presidente da AAC, é “uma excelente oportunidade para alertar a nova equipa reitoral da UC da necessidade de se encontrar resolução para um conjunto de problemas do passado”.

A nota adianta que a campanha, inspirada no programa televisivo “Querido, Mudei a Casa!”, começou a ser divulgada na segunda-feira nas redes sociais, tendo hoje sido promovida uma ação “nas recém-inauguradas Cantinas Amarelas, reivindicando a inclusão do prato social na oferta alimentar desta infraestrutura”.

PUBLICIDADE

publicidade

“No período de pausa letiva para almoço, os estudantes dirigiram-se ao Complexo das Cantinas Azuis (junto das Escadas Monumentais), adquiriram o prato social e dirigiram-se com a respetiva refeição para as Cantinas Amarelas, almoçando e colocando sinalética, criando uma zona de refeição social”, esclarece a nota da AAC.

Acrescenta que o protesto foi um sinal “da insatisfação da comunidade estudantil por a UC ter reaberto as Cantinas Amarelas sem refeição social no último dia do mandato do Reitor João Gabriel Silva, após seis anos de encerramento, sem nunca ter existido qualquer tipo de indicação no sentido da extinção desta oferta”.

“O propósito do serviço prestado é incompleto e insuficiente enquanto não existir alimentação saudável e acessível a todos os estudantes”, argumenta Daniel Azenha.

A AAC frisa ainda que na sequência da iniciativa de hoje “encontra-se em diálogo com a Reitoria da Universidade de Coimbra” para ser encontrada uma solução para as Cantinas Amarelas.

“Pretende a AAC, igualmente, aproveitar a efeméride desta semana para apresentar a sua visão em relação às carências das residências universitárias e das salas de estudo”, anunciando a divulgação, na quarta-feira, novamente nas redes sociais, das principais conclusões e recomendações de um roteiro efetuado nas últimas semanas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE