Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“A Terra Treme” na Ponte das Três Entradas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-11-2020

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), coincidindo com o Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis, efeméride instituída pela ONU.

PUBLICIDADE

No distrito de Coimbra, a efeméride é promovida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, sendo que o foco das comemorações se centraliza na Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital (Ponte das Três Entradas, 3400-731 – São Sebastião da Feira), com a execução dos três gestos – BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo deste exercício é capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem procurado alargar sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício a outros setores da sociedade civil.

PUBLICIDADE

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

A ANEPC considera estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste Exercício A TERRA TREME, tendo por isso criado o sítio digital www.aterratreme.pt, no qual os cidadãos e/ou as instituições podem obter um conjunto de recursos informativos e de divulgação sobre este exercício.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com