Vamos

À procura da solução para dormir 8 horas seguidas? Nós contamos-lhe

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 29-04-2023

A propósito do Dia Mundial do Sono, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia publicou os resultados de um inquérito que concluiu que 52% das pessoas raramente ou apenas às vezes dorme bem e que 75% dorme menos de 7 horas por noite.

PUBLICIDADE

Segundo os valores, recolhidos pela Máxima, “poderiam reduzir-se caso os portugueses fizessem um movimento simples: uma hora ou duas antes de irem para o meio dos lençóis, deveriam colocar o telemóvel em ‘modo de voo’ ou ‘não incomodar’. Esta ação faria com que as notificações deixassem de surgir, constantemente, no ecrã e, por consequência, impedir-nos-ia de olhar de 2 em 2 minutos para o telemóvel”.

Colocar os telemóveis nestes modos pode “fazer-nos sentir que estamos a deixar escapar o que está a acontecer. No entanto, fazê-lo permite-nos parar de sentir que estamos a perder o que está a acontecer na nossa própria vida real, depois de um dia acalmar e, especialmente, quando vamos dormir”, explicou Tracy Hannigan, coach de sono, citada pela Glamour.

PUBLICIDADE

Leva a uma “redução da tentação de verificar as notificações do telemóvel” e “leva, não só a uma menor perturbação com a luz” como “afeta a produção de melatonina, mas também a uma redução da estimulação mental”, continuou Hannigan. “Raramente há necessidade de fazer scroll nas redes sociais às 2h da manhã e a sensação de urgência em fazê-lo pode mantê-lo acordado”, referiu.

Charlie Morley, especialista do sono, ainda acrescentou: “A luz do telemóvel é no espetro da luz azul, que é o mesmo da luz solar. Por isso, olhar para o ecrã no meio da noite altera os recetores de melatonina que ajudam a dormir”. “A luz de espetro azul pode reduzir a produção de melatonina, o que pode impedir o sono”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE