Cidade

A língua oficial de Coimbra é o…inglês!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-07-2018

“O site é em inglês. Não há nada em português!”. Que vergonha”.  Estes são alguns dos desabafos que se podem ler nas redes sociais sobre o facto do sítio dos Jogos Europeus Universitários que decorrem em Coimbra ter apenas conteúdos escritos em língua inglesa.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra abriu o “site” dos EUG2018 organizados pela comandita constituída pela Universidade de Coimbra, Associação Académica, Câmara de Coimbra e Federação do Desporto Universitário e constatou que a página não tem conteúdos em português. “É mesmo tudo em inglês”!

PUBLICIDADE

Sendo os “European Universities Games” uma prova internacional, “é natural que  se use o inglês”, mas não ter tradução para português, é considerado “parolo” ou sinónimo de “novo riquismo” pelos conimbricenses que manifestam o seu descontentamento.

Na cerimónia de apresentação dos jogos, que decorreu no dia 15 de julho, o Reitor da Universidade de Coimbra e o Presidente da Associação Académica de Coimbra optaram por discursar em inglês, mas o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra decidiu comunicar em português, aparecendo nos ecrãs gigantes a tradução para inglês.

PUBLICIDADE

publicidade

Já nem no Algarve se fala “só em inglês”, ironiza um internauta, ao lembrar que são cada vez mais os restaurantes algarvios que, “apesar do seu core bussiness serem os turistas de fora”, deixaram de apresentar ementas escritas apenas em línguas estrangeiras.

Recordamos que a organização coimbrã do World Health Summit Regional Meeting 2018, o pequeno encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde também optou por comunicar apenas em inglês, não existindo tradução para português de livros, sinalética e outros,

No entanto, as notas de imprensa eram em português, sinal que a imprensa estrangeira não se fez representar no evento que decorreu no Convento São Francisco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE