Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

A Jigshaw no Teatro da Cerca de São Bernardo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-09-2014

A Escola da Noite acolhe no dia 4 de Outubro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o concerto de apresentação do mais novo álbum dos a Jigsaw, “No True Magic”. João Rui e Jorri serão acompanhados em palco pela “The Great Moonshiners Band”, criada especificamente para o efeito. Os bilhetes já estão à venda.

PUBLICIDADE

Três anos depois de “Drunken Sailors & Happy Pirates”, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui voltaram ao estúdio e apresentam agora o seu quarto álbum, “No True Magic”.

A dupla mantém-se fiel à sonoridade que a distingue no panorama português e internacional, inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular do folk e dos blues.

PUBLICIDADE

publicidade

À semelhança do que fizeram em trabalhos anteriores, enraízados na literatura e estruturados em torno de conceitos como a “perda da inocência” e a “construção da identidade”, os a Jigsaw falam-nos agora da “imortalidade” – ou, mais concretamente, da “suspensão da mortalidade”.

O grupo recorda o conceito de “willing suspension of disbelief” (algo como “suspensão voluntária da incredulidade”), proposto pelo poeta e filósofo inglês Samuel Taylor Coleridge em 1817: na abordagem a uma obra literária, o leitor pode suspender o julgamento da implausibilidade da narrativa, de modo a melhor desfrutar dela. Um desafio semelhante é proposto aos espectadores de um número de ilusionismo, convidados a aceitar a magia como explicação para os truques que acontecem diante dos seus olhos.

PUBLICIDADE

É a possibilidade de acreditarmos em milagres – e, em particular, no milagre maior da imortalidade – que nos alivia do peso de sabermos que esta não existe. Abordando a questão nesta perspectiva, “No True Magic” fala-nos, portanto, dos termos em que aceitamos e convivemos com a nossa mortalidade.

O album conta com uma presença feminina: a norte-americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) junta a sua voz à de João Rui no dueto “Black Jewelled Moon”. Nos concertos de apresentação do disco, que se iniciam em Coimbra, os a Jigsaw são acompanhados por uma banda criada especificamente para o efeito. “The Great Moonshiners Band” (cujo nome recorda os produtores de whisky ilegal, destilado durante a noite, nos tempos da Lei Seca) é composta por Guilherme Pimenta, Maria Côrte, Pedro Serra e Vitor Torpedo.
A acompanhar o concerto e a apresentação do disco, o grupo inaugura também no TCSB uma exposição de fotografias sobre este último processo criativo, com trabalhos de Miguel Duarte, Paula Lourenço e Sofia Silva.

O concerto dos a Jigsaw no Teatro da Cerca de São Bernardo satisfaz um desejo antigo d’A Escola da Noite, que se assume como fã do grupo e deseja proporcionar aos seus espectadores a oportunidade de desfrutarem das canções de Jorri e João Rui no ambiente intimista que esta sala oferece. A lotação limitada da plateia, com apenas 180 lugares, recomenda contudo que os espectadores se apressem a comprar bilhetes. Custam entre 5 e 10 Euros e já estão à venda, podendo ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.

a Jigsaw FOTO_red

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com