Vamos

 “A Ilha dos Amores e outros lugares imaginários…” na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-12-2022

Começa hoje uma série de visitas guiadas «A Ilha dos Amores e outros lugares imaginários das literaturas portuguesa e brasileira». A iniciativa surge no âmbito da exposição organizada como homenagem ao «Dicionário de Lugares Imaginários» de Alberto Manguel, aquando da sua passagem por Coimbra no Colóquio das Bibliotecas Icónicas da Humanidade, organizado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) em 27 e 28 de outubro.

PUBLICIDADE

Tendo em conta que o acesso à exposição é restrito aos utilizadores da Sala de Leitura da BGUC, irão realizar-se três visitas guiadas pelo Diretor Adjunto da BGUC, António E. Maia do Amaral, nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, às 17h30. O acesso é gratuito mediante inscrição prévia  aqui

“Com a exclusão de céus e infernos, de lugares extraterrestres, sonhados, futuros ou bidimensionais (ou nomes ficcionados para lugares reais, como Tormes), fizeram-se entradas geográficas para «lugares visitáveis», literariamente. São 32 países, cidades ou apenas casas descritas nas literaturas portuguesa e brasileira, em obras publicadas entre 1572 («Os Lusíadas», de Camões) e 2021 («Hífen», de Patrícia Portela). Junto de cada entrada, está a referência bibliográfica, a imagem da capa e a Cota da obra, para se poder requisitar”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Colocar a exposição em coberturas das mesas, diretamente sob os olhos dos utilizadores da Sala de Leitura, foi uma forma de a tornar mais interativa: no sentido de suscitar a leitura dos livros que se apresentam e de solicitar sugestões para inclusão de outras obras, romances, contos ou até poesia. Uma exposição como esta nunca está terminada porque as literaturas de que se pode alimentar não terminam nunca”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE